EN language
  • PT
  • ES

Diversidade e desenvolvimento impulsionam a evolução do negócio na Neoenergia

8/1/22

​​

Pioneira na transição energética no Brasil, a Neoenergia desenvolve, ao longo de duas décadas e meia de atuação, iniciativas que demonstram na prática a importância da gestão do capital humano como instrumento para evolução sustentável do negócio. Pesquisa interna de Clima realizada em 2021 teve adesão de 94% dos colaboradores, com 89% das respostas favoráveis ao engajamento e 83% ao suporte organizacional. Os números são resultado de esforços contínuos em dois pilares principais: desenvolvimento profissional e diversidade.

"Nos nossos 25 anos de história, o capital humano é protagonista. O que nos impulsiona é o desenvolvimento dos colaboradores com os princípios sociais, de governança e da agenda sustentável. Fortalecemos esse compromisso com a valorização do aprendizado e da diversidade. Essa é a base do nosso propósito e da nossa visão de futuro", afirma Fábio Folchetti, diretor de Recursos Humanos.

As práticas da companhia apoiam-se na Política de Igualdade, Diversidade e Inclusão. Além de rechaçar qualquer atitude discriminatória, a política estimula a adoção de ações positivas para corrigir desigualdades, como os incentivos criados para mulheres com a formação gratuita da Escola de Eletricistas e com apoio ao ingresso no ensino superior.

Walana Iris, técnica de programação, é colaboradora da Neoenergia Coelba há 20 anos e realizou a graduação em Engenharia de Agrimensura por meio de bolsa de estudos oferecida pela companhia. "Tenho orgulho em poder fazer parte de uma empresa que tem a percepção de criar oportunidades para os profissionais", relata.

A empresa oferece, ainda, acesso para os mais de 15 mil colaboradores a cursos internos de capacitação, tanto técnica, quanto em habilidades para áreas específicas, incluindo formação em idiomas. Em 2021, a média foi de 83,5 horas de treinamento por pessoa.

Para as lideranças, a diretriz de manter o bom clima organizacional aliado a performances de excelência requer atualizações constantes: com essa perspectiva, em 2020, um mapeamento de desafios para supervisores, gerentes e superintendentes, deu origem ao LIDERA!  Diferente de uma capacitação padronizada, o Lidera foca em necessidades específicas identificadas em cada nível de liderança e já teve mais de 600 participantes. O impacto dessa formação, no entanto, vai além e atinge as pessoas lideradas.

“No Lidera, temos a oportunidade de discutir metodologias de gestão e trabalhar nossas habilidades de liderança com o objetivo de proporcionar um ambiente diverso, igualitário e de confiança para as equipes, em que todas as pessoas tenham poder de fala e oportunidade para desenvolver seu potencial com senso de pertencimento", resume a supervisora de Manutenção de Subtransmissão na Neoenergia Brasília, Manuela Santana de Oliveira, que foi contratada há sete anos como engenheira júnior e desenvolveu sua carreira na empresa.

 

 

News