EN language
  • PT
  • ES
balcao-de-ideias-cieds

Neoenergia supports education through innovative projects

A paragraph is a self-contained unit of a discourse in writing dealing with a particular point or idea. Paragraphs are usually an expected part of formal writing, used to organize longer prose.




 

balcao-de-ideias-cieds No Dia Mundial da Educação, celebrado neste 28 de abril, companhia ressalta importância das ações para fomentar práticas conectadas à realidade do País​  

Em um período tão desafiador para a educação, inovar nas práticas de aprendizagem é cada vez mais importante. Para fomentar as transformações que permitem continuar conectando alunos e professores, apesar da distância física imposta pela pandemia, a Neoenergia apoia instituições em diversos estados brasileiros. No Dia Mundial da Educação​, celebrado neste 28 de abril, a companhia reforça a importância desses investimentos​​, que representam uma aposta em um futuro com desenvolvimento sustentável. Uma dessas iniciativas é o projeto Balcão de Ideias e Práticas Educativas, realizado pelo Instituto Neoenergia, braço social da companhia, que precisou ser adaptado para um formato digital desde 2020. Outras diversas ações, também on-line, foram implantadas com foco em eficiência energética, beneficiando milhares de estudantes das áreas de concessão das distribuidoras do grupo. 

“Os últimos meses foram desafiadores, mas não paramos. A força para continuar veio da responsabilidade coletiva em apoiar redes de educação, gestores, professores, alunos e famílias. Pensamos, repensamos, recriamos e inovamos nosso jeito de fazer. Não foi um ano nada fácil, mas acreditamos e conseguimos nos aproximar, mesmo que à distância. Realocamos os nossos investimentos para que as estratégias se tornassem digitais, conseguindo manter a missão de apoiar as redes de educação e contribuir para a qualidade da educação pública brasileira”, afirma a diretora-presidente do Instituto Neoenergia, Renata Chagas. 

Em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), o Instituto Neoenergia atua junto aos professores e gestores escolares, por meio do Balcão de Ideias e Práticas Educativas, com o objetivo de consolidar uma rede de difusão de ideias e inovações em educação, por meio da sistematização de práticas educativas que trabalhem as dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entre elas estão conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, repertório cultural, comunicação e cultura digital. As capacitações são direcionadas aos profissionais das redes municipais de cidades nos estados de São Paulo, Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte. 

Em 2020, foi lançada a página especial “​Educação e Covid-19”, com o propósito de realizar uma curadoria de conteúdos, eventos e boas práticas, além de possibilitar que os profissionais da área de educação divulguem conteúdos e, também, suas iniciativas relacionadas ao contexto de pandemia. Além disso, no âmbito do projeto, foram criados e implementados três cursos à distância. 

Por meio do Programa de Aceleração Social Impactô​, o Instituto Neoenergia, em parceria com o Instituto Ekloos, também apoiou iniciativas voltadas à educação. Uma das organizações sociais participantes foi o Instituto Meta Educação, que desenvolveu podcasts direcionados a crianças e adolescentes estudantes de escolas públicas do Rio de Janeiro. Em “O Segredo de Zuri”, foi contada a história da Revolta da Vacina, contextualizando com a pandemia de covid-19. 

Eficiência energética 

As distribuidoras Coelba (BA) e Elektro (SP) capacitaram, em 2020, 2.202 educadores de forma 100% virtual nos temas eficiência energética, segurança no uso da energia elétrica e energias renováveis, meio ambiente e sustentabilidade, por meio do projeto Educação com Energia. A iniciativa passou a capacitar educadores, a partir de março do ano passado, através de uma plataforma de ensino a distância: educacaocomenergia.com.br. As ações integram o Programa de Eficiência Energética (PEE)​, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

Nos espaços Aulas de Energia, foram atendidos 5.200 alunos e mais de 11.000 pessoas das comunidades de janeiro até 17 de março de 2020 – quando as atividades presenciais foram suspensas por conta da pandemia. Esses espaços, onde são difundidos os conceitos básicos do combate ao desperdício de energia elétrica, funcionam no Museu da Energia e na Usina Solar de Pituaçu (Coelba); na usina solar da Arena de Pernambuco e na usina solar Noronha II (Celpe); e no ecoposto Energia Eólica (Cosern); além de duas unidades móveis na Bahia e em Pernambuco. Em 2020, foram destinados ao projeto R$ 5,9 milhões de investimento. Em todos, WWF-Brasil e Secretarias de Educação das áreas de concessão são parceiros da Neoenergia. 

“Com a suspensão das aulas devido a pandemia precisamos adaptar e interromper alguns projetos temporariamente. Promovemos a educação a distância do uso eficiente da energia elétrica, capacitando alunos e professores utilizando as metodologias de aprendizagem baseada em problemas, design thinking e conteúdos que fazem parte da nova BNCC. Dessa forma, continuamos incentivando a economia de energia entre alunos e professores em um momento que em que as pessoas estão mais em casa precisando economizar”, explica a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas. 

Nos últimos três anos, foram beneficiados 395.917 estudantes, 13.594 professores e 3.029 escolas pelos projetos Educação com Energia e Elektro nas Escolas, direcionado aos estados de atuação da Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP), com iniciativas como Aulas de Energia, Festival Tô Ligado na Energia, Energia que Transforma e ações envolvendo os personagens infantis Paxuá e Paramim. ​

News