PT language
  • EN
  • ES

Instituto Neoenergia apoia chamada pública inédita de projetos culturais no Recôncavo da Bahia

08/05/25

Com apoio do Instituto Neoenergia, o Conectar Cultural destina R$ 500 mil para fomentar e preservar a memória imaterial da região. Inscrições vão até 5 de julho

 

O Recôncavo da Bahia, símbolo da identidade afro-brasileira, foi escolhido para a estreia do Conectar Cultural, uma chamada pública inédita que vai destinar um total de R$ 500 mil para até cinco projetos culturais desenvolvidos na região com 20 municípios. Com o apoio do Instituto Neoenergia, o edital está com inscrições abertas até o dia 5 de julho. Os interessados devem acessar o site www.conectarcultural.com.br/inscricoes.

“O objetivo é impulsionar a valorização da cultural local. Nosso apoio reforça a importância do investimento social privado para ajudar a transformar a realidade dessas localidades por meio da arte e cultura”, afirma Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.

A chamada pública também é uma oportunidade para a execução de atividades culturais promovidas individual ou coletivamente, que possuem estrutura institucional, mas não têm suas práticas reconhecidas como patrimônio pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e outras instituições públicas. O edital prevê a produção de uma publicação multimídia para registro de manifestações culturais da região.

Suporte aos inscritos - Durante o primeiro mês de inscrições, o Conectar Cultural promoverá encontros em seis cidades do Recôncavo Baiano para esclarecer dúvidas sobre as inscrições.

“A presença de fazedores de cultura na realização do Conectar Cultural é primordial como demonstração de pertença a um lugar, um saber e um fazer cultural, garantindo a manutenção e a salvaguarda de patrimônios culturais imateriais”, afirma Neusa Martins, gestora do Conectar Cultural na Bahia.

Os eventos acontecerão em Cachoeira, nos dias 8 e 9 de maio; em Santo Antônio de Jesus, nos dias 15 e 16 de maio; em Cruz das Almas, nos dias 22 e 23 de maio; em Saubara, nos dias 29 e 30 de maio; em Maragogipe, nos dias 5 e 6 de junho; e, por fim, em São Francisco do Conde nos dias 12 e 13 de junho.

Para tornar a chamada pública um reflexo da diversidade e da riqueza cultural do Recôncavo da Bahia, foram realizados, em parceria com pesquisadores e lideranças locais, diagnósticos e mapeamento das manifestações culturais da região.

“Construído a partir da articulação de grandes parceiros acadêmicos, governamentais e da sociedade civil, o Conectar Cultural adota um modelo e uma metodologia de atuação para contribuir de forma direta para a manutenção dos grupos detentores, seus agentes, coletivos e realizadores do Recôncavo da Bahia”, afirma Marcia Gliosci, diretora-executiva do Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC).

A iniciativa é apresentada pelo Ministério da Cultura e Instituto Neoenergia, com realização do Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC) e patrocínio da Neoenergia Coelba (distribuidora da Neoenergia na Bahia), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O Conectar Cultural conta com apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - SECULT, por meio da FUNCEB, IPAC e CCPI, Superintendência do IPHAN na Bahia, UFBA, UFRB, UNEB, Fundação Hansen Bahia e Instituto Popular do Recôncavo.

 

Notícias relacionadas