Innovation Ecosystem, know what it is and the benefits for businesses

Innovation Ecosystem, know what it is and the benefits for businesses
Na biologia, ecossistema significa um conjunto de comunidades que colaboram entre si para a sobrevivência de todos os participantes do mesmo meio. No mundo corporativo, um ecossistema de inovação bem-sucedido é quando empresas, universidades e governos se unem para criar um ambiente colaborativo e inovador, em que todos trabalham juntos e compartilham resultados em comum, proporcionando uma intensa troca de experiências. Uma maneira de sair na frente de seus concorrentes, onde a experimentação é valorizada. Pode-se até errar porque os erros irão nortear a inovação efetiva.
Atrair o interesse dos estudantes é outro valor agregado aos ecossistemas de inovação. Eles se transformam em verdadeiros polos para recrutar talentos. As cidades onde esses centros estão instalados ganham visibilidade e geram muitos empregos. Ecossistemas integrados, pessoas mais capacitadas e ideias inovadoras são os grandes impulsionadores da criação de valor no futuro.
Ecossistemas de Inovação no Brasil e no Mundo
O ecossistema de inovação mais conhecido do mundo é o Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos, sede das grandes empresas de tecnologia. O empreendedorismo está arraigado na cultura da região. As 50 empresas mais inovadoras e eficazes do planeta estão instaladas nesta localidade.
Sede dos gigantes Facebook, Google e Apple, entre tantas outras, a região abriga também duas das mais importantes universidades do mundo: a Universidade de Stanford e a Universidade da Califórnia e é sede ainda de centenas de organizações conhecidas como unicórnios (startups com valor estimado acima de 1 bilhão de dólares).
Outro exemplo é Israel, o país tem um ecossistema de inovação mundialmente reconhecido. Um dos fatores dessa excelência é a força existente na diversidade. Sua população de 8 milhões de habitantes é extremamente heterogênea, com pessoas originárias das mais diferentes nacionalidades, com suas múltiplas culturas e histórias.
O Porto Digital do Recife se beneficiou da união entre o poder público e a iniciativa privada para a criação de empresas do ramo de software e call center que atendem o mercado nacional e internacional.
Outro polo de inovação é o Rio Grande do Sul. O Tecnopuc, da Pontifícia Universidade Católica do Estado, é um grande parque científico e tecnológico que abriga centenas de organizações e estimula a interação entre universidade, empresas e poder público. Campinas também vem dando bons exemplos nessa área. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sempre foi vanguarda na educação e liderança na disseminação de uma cultura empreendedora, atraindo grandes empresas e pesquisadores que tornaram a região um vigoroso polo de projetos inovadores.
Ecossistema de Inovação da Neoenergia
Em 2019, a ideia de um ecossistema de inovação da Neoenergia foi lançada, na busca de uma articulação com uma série de parceiros e especialistas em inovação em várias áreas. Para estimular essas conexões, como fonte de geração de valor, a empresa estabeleceu parcerias internas e externas, selecionando as oportunidades e desafios. Todos os esforços foram voltados para uma "mentalidade de catalização da inovação corporativa".
A Neoenergia inicia, a partir daí, a Jornada de Inovação que começa no entendimento dos problemas. Os profissionais da empresa concluíram que a primeira coisa a fazer era classificar, de alguma forma, as oportunidades e desafios da companhia.
Parcerias inovadoras foram implementadas, por exemplo, com o Porto Digital, de Recife. Essa união permitiu que prédios públicos de Pernambuco economizassem energia, através de novos sistemas de iluminação mais eficientes, condicionadores de ar e outros equipamentos.
Outro projeto vitorioso da empresa foi o "Summer Job", realizado em parceria com o Instituto Cesar, uma empresa sem fins lucrativos e âncora do Porto Digital. O programa de férias buscou oferecer experiência prática aos alunos, identificando talentos e estimulando a troca de conhecimento entre instituições de ensino e empresas privadas.
No final de 2020 também foi lançado o Lab Neoenergia – um laboratório de desenvolvimento de soluções. A iniciativa contempla estudantes, estagiários e bolsistas da companhia que vão explorar desafios reais, apoiados por um corpo de mentores da Neoenergia e professores do Instituto Cesar para garantir a melhor entrega possível.
Este ano será apresentado o projeto Go In (Governança de Inovação ), no qual participam 30 executivos da empresa envolvidos no tema. Em outubro, o grupo aprovou a primeira tese de inovação corporativa, que é a estratégia aliada ao negócio para dar um norte sobre quais serão os esforços de inovação dentro do grupo. Sabendo que o futuro do setor elétrico se transforma em uma velocidade muito grande e a Neoenergia quer estar preparada para o novo mundo 3D: digitalização, descarbonização e descentralização.
News
2023-09-21
Vale Luz recolhe 2,2 toneladas de resíduos recicláveis e gera descontos em contas de luz no Distrito Federal
2023-09-20
Abandono de animais próximos às Subestações Elétricas amplia riscos de acidentes, aponta Neoenergia
2023-09-19
Mais de 11 mil irrigantes e aquicultores em cinco estados podem perder benefício de até 73% de desconto na conta de energia
2023-09-18
Instituto Neoenergia conta histórias de vida inspiradoras em projeto editorial multimídia
2023-09-15