EN language
  • PT
  • ES
historia-da-energia-eolica-ilustracao

A história da energia eólica

historia-da-energia-eolica-ilustracao

Fonte limpa e renovável, a energia eólica está em crescimento nos últimos 15 anos no Brasil e, hoje, representa mais de 10% da matriz elétrica do país. A Neoenergia é uma das precursoras nos investimentos nesse segmento e o seu primeiro parque, Rio do Fogo (RN), foi um dos pioneiros nacionalmente, em operação desde 2006. Alinhada à sua estratégia de descarbonização, que prevê a neutralidade de emissões de gases do efeito estufa até 2050, a empresa está ampliando a sua capacidade instalada. 

Até 2022, terá 1,6 GW de potência, sendo 1 GW oriundo de 27 parques que estão em construção nos complexos Chafariz (PB) e Oitis (PI e BA), além de 17 já em operação no Nordeste e uma carteira de projetos próprios em desenvolvimento. 

O crescimento dos investimentos da empresa segue a tendência nacional. Em 2006, a capacidade instalada no país era de 230 MW, enquanto em 2021 deve superar os 20 GW, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica). No ano de 2020 a energia eólica produziu energia suficiente para abastecer 28,8 milhões de residências por mês. Até 2024, de acordo com a ABEEólica haverá um incremento de mais 11 GW de potência instalada, já alcançando 31 GW, antecipando, assim, 6 anos quando comparamos com a capacidade prevista para o Plano Decenal da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). 

“Além de ser uma fonte com preços competitivos e confiável para o Sistema Interligado Nacional (SIN), a ampliação da energia eólica traz inúmeros benefícios ambientais, por não emitir gases do efeito estufa na geração, e socioeconômicos, com o fomento ao desenvolvimento local por décadas, desde a instalação dos parques até a operação”, afirma a superintendente de Desenvolvimento de Negócios Renováveis da Neoenergia, Thaisa Almeida.   

No mundo, a Iberdrola, acionista controladora da Neoenergia, é uma das líderes globais em energias renováveis e pioneira global na transição energética. O grupo investe há mais de 20 anos em diversas fontes limpas, com foco em eólica terrestre e offshore (no mar). Hoje, possui em sua carteira capacidade instalada de 32GW em renováveis, apenas no primeiro trimestre deste ano, foi iniciada a implantação de novos 4,6 GW em eólica, sendo 2,6 GW offshore (no mar). 

 


Para mostrar a importância da energia eólica, a companhia conta a história dessa fonte de energia no mundo: ​


 

ShP - Certificado Verde

News