Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

O que é?

Eficiência Energética é a obtenção de um serviço com o menor dispêndio de energia elétrica. Por lei, deve ser promovida pelas distribuidoras de energia do setor elétrico brasileiro que desenvolvem programas anuais de Eficiência Energética, regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com o objetivo de promover o uso eficiente e racional de energia elétrica, em todos os setores da economia, através de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica dessas ações e da melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia.  

O Grupo Neoenergia, por meio de suas distribuidoras, aplica anualmente um mínimo de 0,4% de sua receita operacional líquida (ROL) nas ações que promovem o estímulo ao desenvolvimento de novas tecnologias e a mudança de hábitos de consumo de energia.


O consumo consciente, eficiente e seguro é promovido entre todas as classes consumidoras. Mas os consumidores de baixa renda, como sugere a regulação, são os mais beneficiados, através das tarifas sociais de energia e dos projetos de distribuição de geladeiras e lâmpadas mais eficientes. Em 2016, as distribuidoras do Grupo Neoenergia doaram juntas 24.333 geladeiras novas e 443.978 lâmpadas fluorescentes compactas ou de LED. Ações de educação complementam o programa, com a capacitação de professores para o ensino da eficiência energética – 1984 foram treinados de 2013 a 2016, na Bahia, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte.


Os consumidores também são estimulados à reciclagem, com programas como o Vale Luz, que concede descontos nas faturas de energia em troca de resíduos recicláveis.  Além disso, as empresas atuam na modernização de equipamentos e processos.


Outro passo importante tem sido a implantação das usinas de energia solar fotovoltaica como as que operam em Fernando de Noronha, Pituaçu e na Usina da Arena Pernambuco. Atualmente, as duas usinas solares de Fernando de Noronha atendem a 8% da demanda de eletricidade da ilha e evitam o consumo de 375 mil litros de óleo diesel por ano.


Com a promoção do uso racional da energia, o Grupo Neoenergia aumenta a eficiência de seu negócio, e contribui para a economia e a preservação do meio ambiente do país. 

​​​​​​​