Forest Protection Day

Forest Protection Day
O Dia da Floresta é uma data importante para a reflexão e conscientização sobre a necessidade de todos os cidadãos agirem pela preservação do meio ambiente, seja adotando pequenas ações no dia a dia, denunciando irregularidades ou cobrando medidas severas para quem desrespeita as leis ambientais.
Todos os anos, fala-se intensamente sobre o assunto, mas com resultados ainda muito aquém do cenário considerado satisfatório. Muito pelo contrário: dados recentes divulgados por instituições especializadas em analisar o meio ambiente mostram um quadro alarmante no Brasil.
No mês de junho de 2019, o Brasil perdeu o equivalente a quase três vezes a área da cidade de Belo Horizonte (MG) em consequência do desmatamento na Amazônia. Foram devastados mais de 920,21 km² de mata nativa. Em junho de 2018, a destruição foi de 488,4 km². Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que constatou um aumento de 88% no desmatamento da Amazônia em junho de 2019 na comparação com o mesmo mês de 2018.
Se levados em consideração os dados acumulados de 2019, é possível constatar que o país teve uma redução de cerca de 1,5 vez o território da cidade de São Paulo: 2.273,6 km². Este é o pior índice desde 2016, de acordo com o sistema de monitoramento de alertas do Inpe, que capta imagens de satélites do desmatamento em tempo real.
Segundo o Inpe, o problema ocorre principalmente em quatro estados: Pará, Amazonas, Mato Grosso e Rondônia. Só na cidade de Juara (MT), estima-se que tenham sido cortadas mais de 300 mil árvores em junho.
Na avaliação dos pesquisadores, o desmatamento pode estar associado à expansão de atividades na região, que pode ser por grilagem de terra, mineração ou expansão da agricultura.
COMBATE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
A destruição das florestas é a segunda maior causa das mudanças climáticas, só perde para a queima de combustíveis fósseis, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). As emissões geradas pela devastação das matas são maiores que as de todo o setor de transporte. Por ano, as florestas são capazes de absorver cerca de 2 bilhões de toneladas de CO2. Mas quando são desmatadas, as coberturas vegetais do planeta se transformam em aceleradores do aquecimento global.
Como ajudar na preservação do Meio Ambiente?
Veja algumas ações que você pode fazer no seu cotidiano para ajudar a preservar as florestas:
- Usar produtos feitos com madeiras de reflorestamento, normalmente identificadas com um selo ou certificado;
- Não colocar fogo em matas;
- Não jogar lixo fora da lixeira;
- Dar sempre prioridade aos papéis recicláveis;
- Não jogar cigarros ou objetos em combustão em florestas ou locais próximos;
- Incentivar as crianças a amar a natureza e a entender a importância da biodiversidade, plantando árvores e não jogando lixo no meio ambiente;
- Sempre que possível, frequentar parques, praças e locais para ter contato direto com a terra, árvores e plantas. A melhor forma de cuidar é estar integrado com a natureza!
Política de Biodiversidade
A Neoenergia tem como compromisso o respeito à biodiversidade dos ecossistemas, estabelecendo a adoção de projetos sustentáveis, que fomentem a coexistência em harmonia com o meio ambiente, a conservação, a proteção, o desenvolvimento e o crescimento do patrimônio natural.
O Grupo se empenha em melhorar continuamente seus padrões de proteção à biodiversidade, com o objetivo de alcançar, em 2030, um balanço positivo em todas as novas infraestruturas energéticas que implanta, aplicando os princípios da hierarquia de mitigação e, sempre que possível, evitando empreendimentos em áreas protegidas.
Dessa forma, ao realizar qualquer instalação, a empresa aplica uma série de planos e programas ambientais que permitem conhecer, de forma detalhada, toda a composição da fauna e flora do entorno. Isso permite a definição das ações de conservação do ecossistema.
GERAÇÃO DE ENERGIA LIMPA
Na Neoenergia, utilizamos toda a nossa expertise e experiência na geração de energia limpa e renovável no Brasil, para que, cada vez mais, o setor elétrico caminhe na direção de um futuro sustentável. Reforçamos nosso compromisso com a ecoeficiência quando fazemos o uso sustentável dos recursos naturais e atuamos com eficiência na produção e uso da energia, na redução de emissões, na proteção da biodiversidade e na gestão dos resíduos e da água.
Na região da Amazônia, operamos a Usina Hidrelétrica (UHE) Teles Pires, localizada no Rio Teles Pires, na fronteira do Pará e Mato Grosso; e a Usina Hidrelétrica (UHE) de Dardanelos, no Mato Grosso.
A Usina Hidrelétrica Teles Pires viabiliza o desenvolvimento de projetos ambientais que atuam na preservação da fauna, flora, água e solo local para minimizar os possíveis impactos das regiões ao seu redor. Além disso, desenvolve projetos socioeconômicos para alavancar o desenvolvimento sustentável.
Já a Usina Hidrelétrica de Dardanelos tem a melhor relação entre área inundada e quantidade energia gerada no Brasil: uma capacidade instalada de 261 MW para um reservatório de 0,24 km². Isso significa dizer que o território ocupado pelas águas da usina é muito bem aproveitado para a geração de energia. A área de influência da UHE Dardanelos é o município de Aripuanã.
News
2023-10-02
Caminhões elétricos da Neoenergia se consolidam como ferramentas de suporte às operações em campo
2023-09-29
Grandes eventos impulsionam a Neoenergia como marca apoiadora do esporte feminino e da música
2023-09-28
Bahia recebe primeiro projeto da Neoenergia para geração de energia solar distribuída
2023-09-28
Neoenergia e Comerc firmam parceria para desenvolver projetos de geração distribuída de energia
2023-09-27