Instituto Neoenergia leva Programa de Iluminação Cultural ao Museu Histórico Lauro da Escóssia

25/11/25

Com o compromisso de contribuir na preservação de construções históricas brasileiras, projeto vai valorizar a fachada do monumento além de gerar uma economia de até 70% de energia com lâmpadas mais eficientes

 

Guardião de um valioso acervo relacionado à pré-história, à paleontologia e à história da cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, o Museu Histórico Lauro da Escóssia ganhou uma nova iluminação nesta segunda-feira (24). O Instituto Neoenergia viabilizou a instalação de projetores com lâmpadas mais eficientes que, além de valorizar a fachada do monumento, vão gerar uma economia de até 70% de energia. A iniciativa faz parte do Programa de Iluminação Cultural, promovido pelo Instituto Neoenergia, que este ano chega à sua oitava edição em parceria com a Prefeitura de Mossoró e as secretarias municipais de Cultura e Educação.

Lançado pelo Instituto Neoenergia em 2015, o Programa de Iluminação Cultural tem o objetivo de contribuir com a conservação e preservação de edificações emblemáticas do país, valorizando seu legado histórico. Ao instalar a nova iluminação, com lâmpadas LED, o projeto também ajuda a estimular o desenvolvimento socioeconômico e o turismo sustentável, principalmente, nas regiões onde a Neoenergia está presente. No Rio Grande do Norte, a companhia atende a cerca de 1,6 milhão de clientes nos 167 municípios do estado por meio da distribuidora Neoenergia Cosern.

Durante o evento de inauguração, cerca de 500 pessoas acompanharam as intervenções artísticas conduzidas pela comunidade e artistas locais. Estiveram presentes lideranças culturais e autoridades, estudantes de escolas públicas participantes da ação de educação patrimonial promovida pela iniciativa e representantes da Iberdrola, Neoenergia Cosern e Instituto Neoenergia.

Seguimos o propósito de manter o patrimônio histórico brasileiro, valorizando a memória das nossas tradições culturais e fortalecendo a conexão da população com sua própria identidade. Essa é a energia que o programa leva às localidades para impulsionar a inclusão social, geração de trabalho e renda e criação de novas oportunidades. Acreditamos na potência dessa relação para a preservação da cultura nacional e o alcance das metas da Agenda 2030 da ONU”, afirma Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.

Ações educativas

Além da nova iluminação com lâmpadas eficientes, a iniciativa também promoveu ao longo do ano ações educativas e práticas de educação ambiental que beneficiaram mais de 300 alunos e professores de escolas municipais de Mossoró. A proposta foi ampliar o conhecimento sobre a história de Mossoró e seus marcos culturais, preservando a memória coletiva local sobre as curiosidades do acervo do museu e personalidades históricas da cidade.

Inaugurado em 1948, o Museu Histórico Lauro da Escóssia, em Mossoró, é referência na preservação da história do Rio Grande do Norte, reunindo objetos, documentos e fotografias que narram a trajetória da cidade que está localizada a cerca de 280 quilômetros da capital Natal. Com o apoio do Instituto Neoenergia, a revitalização do espaço e o trabalho educativo contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, especialmente nas áreas de educação de qualidade e cidades e comunidades sustentáveis. O atual prédio foi inaugurado em 8 de abril de 1880 e, inicialmente, foi utilizado como a antiga Cadeia Pública e a Câmara dos Vereadores. Desde 1981, se tornou museu por meio de convênio entre o Governo do estado e a Prefeitura de Mossoró.

Iluminando o patrimônio cultural brasileiro

Ao longo desses 10 anos, o Programa de Iluminação Cultural promoveu a revitalização de sete monumentos: Cruz de Cabrália, em Santa Cruz de Cabrália (BA); Forte das Cinco Pontas, em Recife (PE); Fortaleza da Barra Grande, no Guarujá (SP); Memorial Câmara Cascudo, em Natal (RN); Theatro Cinema Guarany, em Triunfo (PE); Igreja Senhora Santana, em Rio de Contas (BA); e Convento Nossa Senhora da Conceição, em Itanhaém (SP).

 

Notícias relacionadas