usina-hidreletrica-teles-pires

Neoenergia recupera nascentes de rios em região próxima à usina Teles Pires

29/03/2021
29/03/21

 

Ao todo foram 128 nascentes recuperadas e nove áreas de percurso dos rios revitalizadas, com investimento de R$ 1,6 milhão no total​​

  usina-hidreletrica-teles-pires UHE Teles Pires  

 

  

Na semana de celebração à água, um dos bens mais preciosos do mundo, a Neoenergia comemora a recuperação de 128 nascentes de rios na região da sua Usina Teles Pires, localizada entre os estados do Pará e Mato Grosso. O projeto, que contou com investimento de R$ 1,6 milhão com a parceria com Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), também revitalizou quatro áreas de percurso dos rios, contribuindo para melhoria do fluxo e qualidade hídrica da bacia hidrográfica local. Entre os benefícios está a melhora significativa no fornecimento e abastecimento nas comunidades vizinhas e mais pontos de captação de água no entorno. 

“Nosso objetivo é trazer para a sociedade melhoria na quantidade e qualidade da água na região e, para o meio ambiente, preservação e apoio ecológico. Durante as etapas de recuperação, realizamos o plantio de espécies nativas, produzidas pelo Viveiro da UHE Teles Pires, com o objetivo de proteger o entorno para que haja a conservação das nascentes. Acreditamos que iniciativas como essa façam a diferença e incluímos a comunidade local em todo o processo, motivando esse engajamento e conscientização”conta Amarildo Canali, responsável na área Ambiental da UHE Teles Pires. 

O projeto teve início em 2018 e contou com o apoio e conhecimento de moradores da região, capacitando turmas para o trabalho de recuperação e cuidados com o meio ambiente. As nascentes mapeadas recebem cercamento adequado, plantio e manutenção, sempre acompanhado dos técnicos responsáveis por cada localidade. Os próximos cinco anos serão de manutenção e inspeções para que a vegetação se consolide e mantenha a proteção esperada, sem risco de rompimento ou destruição dos espaços restaurados. 

A recuperação do ambiente proporciona mais qualidade e aumento do fluxo da água, evitando erosões e sufocamento no solo. Este benefício possibilita continuidade prolongada ao fornecimento de água para as famílias e propriedades vizinhas, bem como o abastecimento de rios e córregos, alimentados por estas nascentes. 

Além deste projeto, a Neoenergia também estuda apoio à recuperação de novas nascentes próximas à Usina de Itapebi (BA), local onde foi iniciada, em 2020, uma iniciativa semelhante à Usina de Teles Pires. Atualmente, a fase em que se encontra é a de elaboração do projeto de recuperação de nascente no município de Itagimirim (BA), além disso se estuda a doação de insumos necessários para viabilizar a realização projeto em parceria com instituições locais. 

“As nascentes alimentam córregos e rios Brasil a fora, elas são essenciais para as comunidades vizinhas, que utilizam essas águas para irrigação, criação de animais e fonte de vida própria. Em nossas operações a água é um importante fator, mas não há consumo. Já para essas famílias é um bem essencial e indispensável, por isso a importância de preservar sua qualidade e abundância”, completa.​

Notícias relacionadas