PT language
  • EN
  • ES

Toda empresa conta com talentos para alcançar o sucesso e as oportunidades nela oferecidas. Os incentivos são essenciais para estimular o desenvolvimento desses profissionais e criar espaços e possibilidades que garantem o avanço dentro da corporação, permitindo o aprimoramento do talento de cada um. Esse movimento está ligado ao chamado plano de carreira. 

Plano de carreira 
Representa as oportunidades internas que surgem quando o colaborador já está integrado dentro da companhia. Ou seja, é fundamental para a estrutura da corporação, além de guiar o departamento de recursos humanos junto aos gestores para tomada de decisão dos funcionários. Dependendo da empresa, o plano de carreira pode conter promoções de cargos, reajuste salarial e treinamentos, além de outros benefícios que asseguram a mobilidade profissional. 

Oportunidades internas

Lethycia, Fabrício e Erik são três dos muitos beneficiados das oportunidades internas que a Neoenergia proporciona aos seus talentos. Eles atuam no Centro de Operações Integradas (COI), sendo Erik e Fabrício em São Paulo (Neoenergia Elektro) e Lethycia, em Pernambuco (Neoenergia Pernambuco). Os três colaboradores seguiram caminhos parecidos: definiram seus objetivos e propósito profissional; desenvolveram suas competências e habilidades, com base nas orientações de líderes e feedbacks; e conectaram-se com a cultura da empresa. Esses pontos fazem toda diferença na hora de seguir o plano de carreira. 

Lethycia Bezerra, controladora III
Em 2017, Lethycia foi aprovada no processo seletivo para atuar como eletricista da Neoenergia, sendo uma das pioneiras a ocupar esse cargo na companhia. A área de campo para Lethycia foi apenas o começo de um desafio que a levou até o Centro de Operações Integradas (COI) da Neoenergia Pernambuco.

“Houve um pouco de preconceito por parte da minha família. Eles não acreditavam que eu iria atuar na linha de frente, insinuavam que eu entraria para área administrativa. Mas eu fui confiante, eu sabia que ia passar pra área de campo, sim. Na época em que eu entrei, a região metropolitana era dividida em sul, leste, norte e oeste e tinha uma mulher em cada setor, eu fiquei no setor oeste. A única mulher de lá”, confidenciou. 

Superar os desafios fizeram Lethycia chegar ao cargo de controladora III, tendo a responsabilidade de monitorar as linhas de transmissão. A colaboradora almeja chegar ao cargo de engenheira em tempo real, que tem como função  gerenciar a escala e orientar os técnicos do centro de operações. 

Fabrício Dias, engenheiro de operações

Fabrício iniciou sua carreira profissional na Neoenergia em 2015, como estagiário, e conquistou seu primeiro cargo efetivo como operador comercial. Até chegar na posição de engenheiro de operações, no COI da Neoenergia Elektro, Fabrício se desenvolveu em redes de distribuição, subestação e subtransmissão. O engenheiro ainda pretende concluir novas metas e segui se desenvolvendo como gestor de pessoas. 

’Eu me enxergo dentro dos próximos anos como gestor de pessoas, supervisor. Esse é meu próximo passo. E, consequentemente, seguir para gerente. A empresa faz um ótimo trabalho com treinamento e com liberdade e apoio para que a gente consiga alcançar nosso objetivo. Porque ela dá o suporte, deixa você sonhar, buscar o que deseja”, comentou o engenheiro.

Para o crescer profissionalmente dentro da Neoenergia, Fabrício traçou propósitos que o levaram a buscar ainda mais a dedicação e qualificação em seu trabalho. Ele passou por cursos de Rede de Telecomunicações, Engenharia Elétrica e MBA em Projeto e Gestão Empresarial.

Erik Linguester, engenheiro especialista

Foi como menor aprendiz que Erik iniciou sua vida profissional na Neoenergia, logo após apresentar um bom desempenho no curso realizado pelo Senai, em parceria com a empresa. Hoje, celebra 22 anos na companhia, Erik passou pelos cargos da categoria de Menor Aprendiz, Eletricista Manutenção, Operador do COI, Analistas de Operações do COI e Especialista de Engenharia do COI, todos na Neoenergia Elektro, destes cargos sendo 14 anos dentro do Centro de Operações Integradas (COI). 

Sendo engenheiro especialista do COI da Neoenergia Elektro, a carreira profissional de Erik dentro da concessionária também foi um sonho do pai. “A melhor decisão que eu tomei foi entrar na Elektro, que era também o sonho do meu pai. Aqui, eu me desenvolvi, voltei a estudar, fiz engenharia e MBA. Meu pai era técnico em elétrica, mas eu realizei os outros sonhos dele e ele já não estava mais aqui. Hoje, eu sei que ele está vendo sempre de perto minhas conquistas.”, confessou o especialista. 

Erik era de Rio Claro (SP), se mudou para Campinas com esposa e filhas, onde conseguiu construir sua vida através do emprego. A oportunidade interna para Erik foi essencial para a mudança de vida dele e da família.