- Products and Solutions

Neoenergia reforça segurança da Usina Teles Pires com chegada de novo transformador
A Usina Hidrelétrica Teles Pires, empresa de participação majoritária da Neoenergia, localizada entre os estados de Mato Grosso e Pará, acaba de receber um reforço com a chegada de um novo transformador que irá proporcionar mais confiabilidade e segurança em sua operação. O equipamento adicional será utilizado em caso de necessidade de manutenção ou qualquer eventualidade com os transformadores já existentes. Com isso, evita-se comprometimento na transmissão de energia gerada em Teles Pires, que abastece cerca de 13,5 milhões de habitantes. O transformador, fornecido pela Weg, também se destaca pela sua magnitude – com potência de 405 MVA e mais de 282 toneladas – é considerado um dos maiores do tipo fabricados pela Weg no Brasil.
Teles Pires possui potência instalada de 1.820 MW e é composta por cinco unidades geradoras de 364 MW com seus respectivos transformadores. O papel desses equipamentos é o de elevar a tensão da energia gerada na usina, de 13,8kV para 525kV. Essa elevação da tensão é necessária para transmitir grandes blocos de energia a longas distâncias, conectando assim à hidrelétrica às subestações e linhas de transmissão. Quando chega à subestação na zona urbana, essa tensão é reduzida novamente para 13,8kV e transmitida até os transformadores localizados nos postes, para depois, chegar às residências e comércios.
“Com o transformador extra disponível na UHE Teles Pires é possível programar manutenções sem comprometer a geração da usina. Antes, caso um transformador apresentasse alguma falha ou passasse por manutenção, a unidade geradora precisava ser paralisada. Agora, com esse sexto equipamento podemos fazer a substituição do transformador de forma programada ou no caso de alguma avaria, reestabelecer a energia com rapidez”, afirma o diretor técnico da UHE Teles Pires, Ildebrando Martins.
O novo transformador foi fabricado pela Weg em Blumenau (SC) e precisou percorrer quase três mil km até chegar à Teles Pires, que fica nos municípios de Jacareacanga (PA) e Paranaíta (MT). A montagem em Teles Pires acontece agora em dezembro e o transformador já estará disponível para operar em janeiro de 2021, caso necessário.
Mostrar mais +
News
2025-05-08
Instituto Neoenergia apoia chamada pública inédita de projetos culturais no Recôncavo da Bahia
2025-05-07
GPTW 2025: Neoenergia está entre as melhores empresas para trabalhar do Brasil
2025-05-06
Neoenergia conquista segunda posição no ranking geral do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 2024/2025
2025-04-29
Neoenergia alcança EBITDA de R$ 3,7 bilhões no 1T25 com alta de 6% em relação ao 1T24
2025-04-25