Sombra de duas pessoas em pé com sol e aerogeradores no fundo

Mitos e verdades: Mercado Livre de Energia

31/07/25

O Mercado Livre de Energia, ou ACL (Ambiente de Contratação Livre), é um ambiente de negociação onde consumidores e fornecedores de energia elétrica negociam livremente as condições de contratação. Essa modalidade, que tem ganhado destaque no Brasil e no mundo, especialmente devido ao aumento da conscientização sobre sustentabilidade, oferece flexibilidade atendendo às necessidades específicas de consumo e planejamento financeiro de cada consumidor.

Confira a seguir alguns mitos e verdades sobre o Mercado Livre de Energia.

 

O Mercado Livre de energia foi aberto para todos os consumidores brasileiros em 2024

Mito. No Brasil, a abertura total foi realizada no início de 2024 para os clientes de média e alta tensão (demanda contratada superior a 500kW), como indústrias e empresas (shoppings, padarias, supermercados, farmácias, escritórios, entre outros). No entanto, existe um processo em andamento de abertura gradual desse mercado para consumidores menores, incluindo residências, que deve ocorrer nos próximos anos.

 

No Mercado Livre de Energia os consumidores podem escolher a empresa e negociar o preço, prazo, volume e forma de pagamento

Verdade. Pelo Mercado Livre de Energia, o consumidor pode negociar com o fornecedor e escolher de quem comprar eletricidade.

 

 

No Mercado Livre nem todas as condições comerciais são negociadas livremente

Mito. Em um ambiente de contratação livre o consumidor pode negociar livremente todas as condições comerciais, como preço, quantidade contratada, condições de pagamento, formas de reajuste e período de fornecimento, sem estarem restritos às tarifas e condições reguladas pelas concessionárias locais de energia.

 

O Mercado Livre de Energia não é seguro

Mito. O Mercado Livre de Energia é regulamentado e supervisionado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que criam normas e monitoram o funcionamento do mercado de energia elétrica. As regras estabelecidas por esses órgãos visam garantir a segurança, a transparência e a confiabilidade das operações.

 

O Mercado Livre de Energia afeta o fornecimento de energia

Mito. O Mercado Livre não afeta o fornecimento de energia, pois a distribuição e o fornecimento continuam a ser responsabilidade da distribuidora local. A migração para a modalidade também não requer alterações físicas na forma de receber a energia.

 

Migrar para o Mercado Livre de Energia não é complexo e burocrático

Verdade. Embora o processo de migração tenha etapas importantes como a adesão à CCEE e a adequação do sistema de medição, o avanço de tecnologias e o suporte de consultorias especializadas tem facilitado o processo. Muitas empresas contam com assessoria para simplificar o trâmite e garantir que ele seja vantajoso e eficiente, o que tem tornado a migração cada vez mais acessível.

 

É necessário ter um consumo elevado para entrar no Mercado Livre de Energia

Mito. O Mercado Livre de Energia oferece vantagens para empresas com consumo médio, especialmente com o crescimento das energias renováveis. Além disso, consumidores que utilizam energia em horários específicos, se beneficiam ainda mais.

 

A energia do Mercado Livre é mais cara que a do Mercado Regulado

Mito. Um dos principais atrativos do Mercado Livre é justamente o potencial de economia. Nele, os consumidores podem negociar diretamente com os geradores e comercializadores de energia, o que permite encontrar contratos mais vantajosos do que as tarifas reguladas. A flexibilidade de escolha e a possibilidade de definir prazos de contrato e ajustar o volume de energia às necessidades específicas da empresa ajudam a reduzir custos e criar previsibilidade orçamentária.

 

No Mercado Livre de Energia, é possível optar por fontes de energia renovável

Verdade. O ambiente de contratação livre permite que as empresas escolham fornecedores de energia limpa, como eólica, solar e biomassa, o que contribui para a redução das emissões de carbono e reforça o compromisso com a sustentabilidade. Esse é um diferencial relevante para empresas comprometidas com metas de ESG (ambientais, sociais e de governança) e o Mercado Livre tem sido um dos principais caminhos para os consumidores que buscam fontes de energia renovável.

 

Saiba mais:

Notícias relacionadas