EN language
  • PT
  • ES

Neoenergia implements a pioneer technology in Brazil

 

 

​Em mais um projeto pioneiro no país, a Neoenergia concluiu a instalação da ferramenta de hiperconvergência da Nutanix em todas as distribuidoras do grupoCelpe (PE), Coelba (BA) Cosern (RN) e Elektro (SP e MS). A implementação desse sistema irá otimizar e automatizar determinados processos de infraestrutura e tecnologia da empresa, aumentando a confiabilidade e segurança no abastecimento de energia para as unidades consumidoras.

 

A hiperconvergência é um processo de unificação de estruturas tecnológicas. Com ela, é possível reduzir em até 60% a infraestrutura que está dentro de um data center convencional, garantindo as mesmas características de redundância no sistema e escalabilidade do mesmo, gerando uma economia de, aproximadamente, 40% no custo dos processos. “A hiperconvergência veio para unificar. Hoje nós temos um agregado de tecnologia, que seria o espaçamento de disco, memória e processamento. Com o sistema, todos esses processos ficarão em apenas um lugar”, explicou o analista de infraestrutura (especialista em hiperconvergência NUTANIX), da Neoenergia e coordenador do processo, Marlos Santos.

A hiperconvergência desenvolvida pela empresa Nutanix é a mais reconhecida e tradicional no mundo. Ela foi a pioneira na produção dessa tecnologia e serviu de modelo para outras companhias do segmento tecnológico a desenvolverem seu próprio protótipo de hiperconvergência.

Além das melhorias de processos internos e redução de custos das distribuidoras, a tecnologia fortalecerá o fornecimento de energia elétrica para a população. Com a hiperconvergência, é possível aumentar a performance de processamento, estabilidade, velocidade e escalamento de dados em comparação à tecnologia convencional. Tudo isso aliado a uma maior segurança das informações.

Bruno Agra, Supervisor de Sistemas de Tempo Real e Cibersegurança, sintetizou como a hiperconvergência irá melhorar a distribuição de energia para os clientes da Neoenergia. “A empresa tem uma melhora de cerca de 40% na performance de alguns processos. Com isso, há uma melhor entrega dos serviços prestados pelas distribuidoras através de aplicações, velocidade, segurança e resiliência dos dados que são utilizados para operação do sistema Elétrico. Os bancos de dados e sistemas digitais são a alma das companhias modernas de hoje em dia, e com a hiperconvergência eles estarão melhor estruturado para trabalhar em prol dos clientes. Esse ambiente de Hperconvergência será a base de sustentação para os sistemas utilizados para operar o Sistema Elétrico na Neoenergia”, analisou.

News