Neoenergia plants develop a technology for real-time monitoring of residential consumption of energy

Neoenergia plants develop a technology for real-time monitoring of residential consumption of energy
A possibilidade de monitorar o consumo de energia em cada cômodo da casa ou por tipo de equipamento, em tempo real, é um caminho para criar uma maior consciência sobre os gastos e levar à economia. Essa solução já é adotada principalmente entre grandes empresas e, para ampliar o seu uso, as distribuidoras da Neoenergia apoiaram o desenvolvimento de uma ferramenta que pode chegar também aos clientes residenciais ou empresariais de pequeno e médio porte. Por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), quatro concessionárias do grupo – Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP e MS) – firmaram parceria com a startup Smartiks, de Campina Grande (PB), para pesquisar a tecnologia.
“Buscamos com o projeto criar uma plataforma, de baixo custo, para monitorar o consumo e a geração em tempo real, e que possa ser usada em residências no futuro, aliada a outras tecnologias. É possível, com esse acompanhamento instantâneo dos equipamentos, entender como, quando e onde a energia está sendo consumida e, a partir dessas informações, criar consciência para mudar hábitos e economizar. A eficiência energética é uma forma de reduzir os gastos e ajudar a preservar o meio ambiente”, afirma a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas.
É possível saber, por exemplo, em que período do dia acontece o maior consumo do imóvel e conhecer os gastos dos equipamentos de forma desagregada, como, por exemplo, descobrir quanto do uso total vem do ar-condicionado, da geladeira ou do chuveiro elétrico. Com a análise dos dados, a solução pode ainda disponibilizar dicas de eficiência energética a partir do perfil de consumo de cada usuário.
A startup foi selecionada no Desafio Nova Energia, uma parceria entre as distribuidoras da Neoenergia e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para incentivar o desenvolvimento de soluções inovadoras em eficiência energética, em três áreas: redução do consumo de energia, geração distribuída e novas tecnologias educacionais.
News
2023-10-04
Conta Premiada Neoenergia vai sortear dez prêmios mensais de R$ 500 para clientes adimplentes
2023-10-04
Neoenergia conclui venda de 50% de plataforma de transmissão à Warrington
2023-10-03
Neoenergia firma compromisso com Pacto Global da ONU para ampliar número de mulheres e pessoas negras em cargos de liderança
2023-10-02
Caminhões elétricos da Neoenergia se consolidam como ferramentas de suporte às operações em campo
2023-09-29