Projeto apoiado pelo Instituto Neoenergia leva alunos de escolas públicas do Distrito Federal ao cinema

19/04/23

 

Iniciativa promove a formação no segmento do audiovisual e pretende atender 120 estudantes neste primeiro semestre

Brasília, 19 de abril de 2023 - A ida as sessões de cinema é um dos momentos mais esperados pelos alunos do ensino médio das escolas públicas do Distrito Federal que participam do projeto “Vamos ao Cinema", selecionado pelo programa de editais “Transformando Energia em Cultura", uma realização do Instituto Neoenergia, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal (LIC- DF). E, na próxima quinta-feira (20), às 10h, no Espaço Itaú de Cinema no CasaPark, será o dia dos estudantes do Centro Educacional 15, da Ceilândia, e do Centro Educacional 310, de Santa Maria, curtirem “Super Mário Bros. O Filme", com direito ao combo de pipoca e de refrigerante.

O Instituto Neoenergia reconhece a importância da Arte e da Cultura para o desenvolvimento sustentável, entendendo o seu potencial transformador para a criação de uma sociedade mais justa, inclusiva, equitativa e diversa. “Oferecer apoio a iniciativas culturais contribui não somente com a valorização da diversidade cultural brasileira e de suas tradições locais, mas também com a inclusão social e redução das desigualdades", afirma Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia. “Por meio do edital 'Transformando Energia em Cultura', ajudamos a fortalecer projetos socioculturais, ampliando a geração de impacto positivo de suas ações", finaliza a executiva.

Criado em 2009, o “Vamos ao Cinema" passou a integrar, no ano passado, disciplinas eletivas no Novo Ensino Médio em escolas públicas do DF, conquistando cada vez mais o interesse dos alunos. Assim, foram realizadas oficinas de audiovisual, jornalismo cultural, design para redes sociais, elaboração de projetos, oficinas sobre a Agenda 2030 e produção de 11 filmes, abrindo um novo caminho profissional para os jovens que queiram trabalhar no segmento de cinema ou audiovisual.

O projeto também está ligado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e conta com profissionais gabaritados no assunto, que fazem parte do Programa Estratégico UnB 2030: Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo da Universidade de Brasília. “Esse projeto é social, educacional e cultural, cujo objetivo é demonstrar aos alunos que o audiovisual é um setor em ascendência no país e no mundo, e pode ser a profissão de muitos deles", explica Valéria Marcondes, coordenadora do “Vamos ao Cinema". “Mudar o mundo para melhor é também uma prática indispensável, por isso, os ODS são apresentados e trabalhados pelos jovens", completa. Quem quiser saber mais sobre o projeto, ou ter acesso ao conteúdo, é só acessar o site www.vamosaocinema.org.br.

A programação vai até o próximo dia 29 de junho e conta ainda com oficinas presenciais e virtuais, mais uma ida ao cinema, criação e veiculação de oito episódios do “VC Pode! Cast", e o encerramento acontece com a apresentação dos filmes produzidos pela turma de 2023, quando os alunos poderão conferir suas produções na telona.

O INSTITUTO NEOENERGIA - O Instituto Neoenergia, que integra o investimento social privado da Neoenergia, tem o propósito de fomentar iniciativas que estimulem a transformação das pessoas e do planeta, nas regiões onde a empresa opera seus negócios. O Instituto desenvolve e apoia programas e projetos que colaboram com redução das desigualdades sociais e a luta contra as mudanças climáticas. Por meio de cinco pilares de atuação - Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional – contribui diretamente com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e atua em consonância com as melhores práticas ESG. O Instituto Neoenergia apoia a Década da Ação e mobiliza esforços em prol da aceleração do cumprimento das metas da Agenda 2030.​