PT language
  • EN
  • ES
O Complexo Renovável une o Complexo Eólico Neoenergia Chafariz e os Parques Fotovoltaicos Luzia II e III, que estão situados no município de Santa Luzia, no sertão da Paraíba, caracterizado pelo bioma da Caatinga. Com o objetivo de exaltar a sabedoria da população e as riquezas naturais presentes na região, a Neoenergia tem compromisso com as metas ESG (Ambiental, Social e de Governança, na sigla em inglês), alinhadas ao grupo Iberdrola,  agentes financiadores e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU.

Com foco em aproximar as comunidades do bioma Caatinga e do patrimônio arqueológico, bem como ampliar o desenvolvimento econômico da região, a companhia desenvolve ações socioambientais ao longo da implantação do empreendimento, que permite novas oportunidades aos moradores vizinhos.

Conheça um pouco mais das ativididades desempenhadas e seus resultados.

Uma das primeiras iniciativas desta ação no município de Santa Luzia, foi a formação e o castrado do Comitê Municipal de Educação Ambiental na Plataforma Nacional “Monitora”, sendo assim, o único município do Estado a compor a Plataforma. Desde então o Comitê vem desenvolvendo metodologias participativas e inclusivas com a comunidade escolar, com total acesso a temáticas socioambientais aprofundadas e dentro da sua realidade local, sensibilizando para a conservação da biodiversidade do Bioma Caatinga.

Alinhado aos compromissos de sustentabilidade da Neoenergia e do Grupo Iberdrola, o projeto está empenhado com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU: 3-Saúde e bem-estar; 4-Educação de Qualidade; 11-Cidades e Comunidades Sustentáveis; 16-Paz, Justiça e Instituições Eficazes e 17-Parcerias em Prol das Metas.

A exposição “Nosso Bioma Caatinga” tem como propósito sensibilizar os agentes da comunidade escolar para a importância do cuidado com o Bioma Caatinga e incentivá-los a praticar ações de comprometimento com o meio natural e as gerações futuras.

Evidenciando a interdependência entre todos os seres vivos, o projeto possibilitou o contato com sementes, madeiras e espécies de fauna resgatados sem vida, provenientes das áreas de implementação do empreendimento. Estes animais foram devidamente tratados e conservados por via úmida em recipientes de vidro, o qual possibilitou a interação dos alunos. A exposição circulou todas as escolas do município, de maneira que foram contemplados mais de 900 participantes, incluindo colaboradores das obras.

Alinhado aos compromissos de sustentabilidade da Neoenergia e do Grupo Iberdrola, o projeto está empenhado com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU: 3-Saúde e bem-estar; 4-Educação de Qualidade; 11-Cidades e Comunidades Sustentáveis; 16-Paz, Justiça e Instituições Eficazes e 17-Parcerias em Prol das Metas.

O projeto “Santa Luzia + Limpa” buscou promover a lógica da Economia Circular para o gerenciamento correto dos resíduos eletroeletrônicos produzidos no município a partir de ações de sustentabilidade e educação ambiental. Em ação participativa, o projeto tomou forma com a sua própria identidade visual desenvolvida junto com a comunidade e o Comitê de Educação Ambiental, formado por lideranças, professores. Nesse contexto, buscou-se exaltar itens marcantes da cultura do município, como a Literatura de Cordel, as Xilogravuras e o Forró. Assim, nasce, as ações de educomunicação e o fortalecimento das intenções em sustentabilidade entre a comunidade e Neoenergia.

Através de uma Aula Magna-workshop com os participantes acerca dos procedimentos corretos para o descarte dos resíduos eletroeletrônicos e da importância da coparticipação da população nesta ação para com a proteção dos bens naturais.

Com todo município engajado, foram realizadas gincanas nas escolas com a distribuição de EcoBags, a comunidade local com Coletores Fixos, tais como postos de gasolina e supermercados, além da participação dos nossos colaboradores da obra. Ao longo de três meses, em um engajamento coletivo, foram coletados cerca de 2.206 kg de resíduos eletrônicos, evitando assim a emissão de, aproximadamente, 12.778,07 tCO2/ano. Como celebração a iniciativa, a escola vencedora recebeu doação de notebooks com o intuito de incentivar a continuidade do projeto e enriquecer os recursos da rede de ensino.

Alinhado aos compromissos de sustentabilidade da Neoenergia e do Grupo Iberdrola, o projeto está empenhado com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU: 3-Saúde e bem-estar; 4-Educação de Qualidade; 11-Cidades e Comunidades Sustentáveis; 16-Paz, Justiça e Instituições Eficazes e 17-Parcerias em Prol das Metas.

O Projeto Árvore, no sertão paraibano chamado de “Semeando no Sertão”, é aliado ao programa de educação ambiental Santa Luzia + Limpa e, semanalmente, promove atividades no viveiro de mudas do parque, o qual foi instalado ao lado do canteiro de obras. Ele recebe instituições de ensino de Santa Luzia e de outros municípios da Paraíba, que aprendem sobre a função do viveiro dentro do processo de licenciamento ambiental.

Ao longo da implantação da Usina Fotovoltaica Luzia, foram produzidas 100.000 mudas, das quais metade foram utilizadas para a recomposição florestal nas áreas do projeto e, as demais, em ações socioambientais com a comunidade. Dentre as atividades, foram realizadas a doação de mudas e sensibilização ambiental na comunidade Blitz Verde, o plantio de mudas nativas nos canteiros e paisagismos da cidade e o suporte na recuperação das áreas do Parque Eólico Chafariz.

Com o intuito de promover vivências na natureza, a Trilha Ecológica do Parque Luzia desenvolve atividades práticas de educação ambiental, considerando a proximidade com o meio ambiente a melhor forma de conscientização. Essencialmente, ela percorre as duas usinas fotovoltaicas, compreendendo a manutenção de um fragmento ecológico de vegetação nativa. 

O projeto possibilitou o envolvimento de mais de 22 escolas públicas e privadas de diversas cidades do estado da Paraíba, abrangendo cerca de 690 alunos do ensino fundamental, técnico ao superior. Ademais, através de vivências ambientas na Trilha Ecológica, o Biólogo e Mestre em Botânica, Emanoel Messias Pereira Fernando – UFCG (Plano Ambiental), a Bióloga e Estudante de Pós-Graduação em Sustentabilidade Empresarial e ESG, Vanessa Iris da Silva, e o Dr. em Ecologia, Sérgio Ricardo Oliveira (Plano Ambiental) desenvolveram dois artigos científicos sobre o projeto.  

Considerando a ligação com a comunidade acadêmica de suma importância, a Neoenergia tem imenso orgulho de anunciar que os artigos foram aprovados para serem apresentados no 73° Congresso Nacional de Botânica no Belém-PA em 2023, cuja temática principal é: Os desafios socioculturais na relação do homem com a nossa flora. No que tange aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU, o projeto está comprometido com os valores: 3-Saúde e bem-estar e 15-Vida Terrestre.

Visando sensibilizar a comunidade para a identificação, observação e reflexão sobre a importância da preservação do patrimônio cultural/ambiental, a Neoenergia realizou uma Oficina de Arqueologia no município de Santa Luzia. A temática do projeto abrangeu o conhecimento sobre a atividade do arqueólogo e as ações de preservação dos sítios arqueológicos, como cercamento e sinalização.
 
Em relação ao patrimônio imaterial, foi apresentado conteúdo específico sobre tradições e preservação de atividades como as louceiras da comunidade da Serra do Talhado e adaptação do Pereiro (árvore de pequeno porte da Caatinga) para confecção do Berimbau, adaptação realizada pelo Contramestre de Santa Luzia em substituição à árvore 
Biriba.  

Como resultado das pesquisas, houve identificação de ações e de interesses da sociedade para à preservação da memória, história, cultura e identidade do município, ressaltando a relevância desses encontros.

De um colaborador local a empreendedor, o Sr. Severino Olegário, com apoio de sua Esposa Deuma, tornou-se proprietário do Restaurante “Sabor da Serra”, localizado nas áreas de influência direta do Complexo Renovável Neoenergia. Atualmente, corresponde a um ponto turístico rural, contendo uma decoração completa de materiais reutilizados da obra, tais como pallets, corpos de prova e bobinas. Portanto, através das vias de acesso do projeto, é possível encontrar esse espaço de excelente comida regional.

O Projeto “De Mãos Dadas” fomenta a conexão com os empreendedores locais a fim de valorizar e promover seus produtos e serviços. Dentre as parcerias, o Artesão Anderson Eduardo da “Art Pinga” exalta beleza e riqueza cultural através da pintura à mão livre em peças de argila. São as louceiras da Associação Quilombola Serra do Talhado Urbana, presente nas áreas de influência do Complexo Renovável. A Neoenergia acredita que o primeira passo para manter a cultura viva é investir, acreditar e consumir a cultura local.

Notícias relacionadas