PT language
  • EN
  • ES
Placeholder

Economia Circular

A economia circular está na base do modelo de negócio sustentável da Neoenergia.

A economia circular representa uma mudança cultural na forma que temos de entender o sistema produtivo e de consumo para enfrentar a falta de recursos, o impacto ambiental, a criação de valor e o emprego.

Neoenergia: a economia circular como oportunidade de modelo sustentável

Para a Neoenergia, a economia circular é um elemento-chave para o desenvolvimento sustentável e representa uma oportunidade na transição energética e na luta contra a mudança climática. O modelo de energia sustentável da empresa, comprometido com a inovação, a descarbonização e a eletrificação da economia, está diretamente alinhado com a economia circular. Isso ocorre por meio da redução das emissões e do consumo de matérias-primas, do uso de recursos renováveis para a produção de energia, da melhoria da eficiência, da otimização dos recursos e da maximização do reaproveitamento dos resíduos.
Uma das principais atividades da companhia é a geração de energia elétrica, cuja capacidade instalada em fontes renováveis representa 90% do total da companhia em 2022. A Neoenergia, em seu compromisso de promover a economia circular, continua investindo em tecnologias mais eficientes por unidade de produção e com o menor impacto ambiental. Isso se reflete em:
 
  • Compromisso com o desenvolvimento de energias renováveis, especialmente eólica e solar fotovoltaica;
  • Seleção dos produtos com menor impacto ambiental;
  • Gestão e uso sustentável de materiais de consumo, sempre respeitando o ambiente natural e tomando as medidas necessárias para reduzir os riscos de afetá-lo;
  • Compromisso com tecnologias que melhorem a eficiência no consumo de água;
  • Solução para problemas de reciclagem de resíduos por meio de projetos de inovação com fornecedores e centros tecnológicos;
  • Análise com a perspectiva do ciclo de vida, realizada por meio do relatório da Pegada Ambiental Corporativa, do Grupo Iberdrola, que quantifica os impactos derivados do uso de matérias-primas.
 

Uso sustentável da água 
 

A água é um recurso natural básico e insubstituível em muitas das atividades realizadas pela empresa. Ciente dessa dependência e dos riscos derivados da escassez de água, a companhia se compromete ao uso cada vez mais responsável desse recurso. As principais ações realizadas para um uso mais sustentável da água são:
​​​​​
  • Controlar o volume de coleta e consumo de água interior em todas as tecnologias.
  • Implementar e controlar os fluxos ecológicos exigidos legalmente para os reservatórios das usinas de geração hidrelétrica.
  • Melhorar continuamente os processos das instalações, para menor consumo e impacto.
  • Realizar campanhas de conscientização entre empregados para alcançar um uso mais eficiente e responsável da água nos escritórios.​​​
Para evitar o desperdício e reduzir o consumo de água para consumo humano, são realizadas ações como: aquisição de louças e metais com redutores de vazão e instalação de sistemas de reuso de água de chuva em unidades localizadas em zonas de estresse hídrico. A aplicação desses sistemas destina-se à utilização de fontes alternativas de captação e uso sustentável desse recurso, cada vez mais escasso. Com isso, o uso não nobre desse recurso pode ser suprido por alternativas, como os Sistemas de Captação de Águas de Chuva, cujo padrão de potabilidade não necessita de elevado grau de tratamento. Foi determinado que as novas edificações administrativas da Neoenergia deverão possuir capacidade instalada de 5 mil ML água/ano conforme área de cobertura, eficiência dos sistemas de captação e índice pluviométrico anual.
 

Eficiência do consumo energético


A Neoenergia busca otimizar o uso da energia em toda a sua cadeia de valor (produção, transmissão, distribuição, comercialização e uso final), contemplando a eficiência energética em uma tripla perspectiva:
​​​​​​​
  • Como empresa de geração e distribuição de energia elétrica, procura melhorar a eficiência com a introdução das mais avançadas tecnologias, equipamentos e digitalização;
  • Como empresa consumidora de energia, promove a melhoria contínua da eficiência energética em todas as suas ações (escritórios e edifícios, mobilidade etc.);
  • Como empresa fornecedora de energia elétrica, informa, promove e fornece soluções integrais de eficiência, alinhadas com a estratégia de redução de emissões, que contribuem para o uso mais eficiente da energia pelos consumidores e fomenta a redução do impacto ambiental dos seus hábitos de consumo energético.
As perdas de energia são acompanhadas por meio de índice percentual que calcula a razão entre a energia injetada e a energia faturada, no acumulado de 12 meses. Com base nessa metodologia, as perdas totais seguem com trajetória de queda em 2022 e recuaram em todas as cinco distribuidoras na comparação com 2021. A Neoenergia se esforça continuamente para reduzir as perdas técnicas e não técnicas nas redes de transmissão e distribuição (inspeções no ponto de fornecimento, aumento nas revisões de primeiro nível, entre outros).
 

​​​​​​​Gestão de resíduos

 
O objetivo da empresa é gerar menos resíduos em qualquer processo ou atividade (construção, operação, manutenção) e priorizar a reciclagem e a reutilização de materiais. A companhia está comprometida com o conceito de economia circular como um elemento-chave para o desenvolvimento sustentável e que representa uma oportunidade para a ação climática e a transição energética. A gestão de resíduos é realizada de acordo com as seguintes premissas:
 
  • Minimizar a geração de resíduos desde a origem;
  • Maximizar a reutilização, a reciclagem e a valorização de resíduos;
  • Promover campanhas de conscientização sobre a minimização de resíduos;
  • Adotar tratamento e gestão específica de resíduos perigosos. Esse compromisso com a economia circular é expresso por iniciativas desenvolvidas em 2022 especialmente pelos negócios de Redes e de Renováveis.​​​​​​​​​​​​​​​​

Notícias