PT language
  • EN
  • ES
Placeholder

Energia Eólica 

A energia eólica é uma fonte renovável proveniente dos ventos, sendo a segunda maior fonte de geração de energia no Brasil. A Neoenergia é pioneira no setor, com 44 parques eólicos em operação.

Fonte renovável, a energia eólica está em crescimento nos últimos 15 anos no Brasil. A Neoenergia é pioneira nos investimentos do setor no país, e o primeiro parque eólico da companhia, Rio do Fogo (RN), foi um dos primeiros do território nacional, em operação desde 2006.  

Hoje, a empresa possui 44 parques eólicos em operação, com capacidade de 1.554 MW, gerando excelência em produção de energia e contribuindo direta e indiretamente com o desenvolvimento socioeconômico dessas regiões. É mais geração de empregos, racionamento e sustentabilidade, em um movimento por um país melhor! 

​​​O que é energia eólica? 


Energia eólica é aquela proveniente dos ventos. É limpa e renovável e, no Brasil, já é a segunda maior fonte de geração de energia, atrás apenas das hidrelétricas. Usando um recurso inesgotável e de fácil acesso como matéria-prima, não emite poluentes na atmosfera enquanto o transforma em energia para abastecer os consumidores.

Como funciona a energia eólica? 


Para o vento se transformar em energia ele precisa alimentar os aerogeradores. Como funciona: a força do vento impulsiona as pás e esse movimento mecânico é, então, transmitido para uma caixa multiplicadora interna, responsável por potencializar a energia criada a partir daí. A caixa, conectada a um gerador, transforma a energia mecânica em energia elétrica. Já os aerogeradores são torres com três pás giratórias, e cada um desses equipamentos, de acordo com sua potência, tem capacidade de atender, em média, 9 mil pessoas com consumo moderado.  

Quanto mais vento, mais energia. É por isso que os aerogeradores são instalados em regiões altas, para captar a maior quantidade possível de vento e fazer esse processo acontecer. Uma curiosidade é que os parques eólicos podem ser construídos até em alto mar - são os chamados offshore (os que ficam na terra são os onshore). 

Vantagens da energia eólica 


O fator ambiental é um dos que mais se destaca entre os benefícios da energia eólica. A energia produzida através dos ventos é sustentável e não emite quaisquer elementos poluentes. Em uma economia de baixo carbono, ela se mostra fundamental e possibilita menor dependência dos combustíveis fósseis. Além disso, o vento é uma fonte inesgotável e não há restrições para seu uso.

 

Qual é o estado mais produtor de energia eólica do Brasil? 


A energia eólica responde por 20% da geração de energia que o Brasil precisa, e o destaque no setor fica com a região Nordeste, que abriga 85% dos parques eólicos brasileiros. As condições geográficas favoráveis dessa região permitem a ocorrência dos ventos mais ricos para a produção de energia. Segundo o relatório Infovento de 2023, da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), o Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia eólica do Brasil. A segunda e a terceira posição ficam com a Bahia e o Piauí, respectivamente.

Energia Eólica: Ventos de Sustentabilidade

Descubra os complexos de energia eólica da Neoenergia, onde o vento é transformado em energia limpa e renovável. Explore como a tecnologia avançada aproveita a força dos ventos para alimentar um futuro mais sustentável.

Notícias