Nota à Imprensa: Neoenergia presta esclarecimentos sobre acidente ocorrido em Ceilândia (DF), no dia 9/12
Brasília, 10 de dezembro de 2022 - Na noite da última sexta-feira (9/12), durante as fortes chuvas, ventos e raios que atingiram o Distrito Federal, a Neoenergia foi acionada pelo Corpo de Bombeiros para desligar a energia da quadra QNP 24, de Ceilândia, no Distrito Federal, após um cabo de energia de média tensão se romper atingindo três vítimas. A empresa realizou remotamente e de imediato o desligamento da energia do local e enviou equipe técnica para proceder com as medidas emergenciais cabíveis, eliminando os riscos para a população e para as equipes de trabalho.
Apoio às vítimas
Neste momento de dor e luto, a prioridade da Neoenergia é prestar todo o poio necessário aos familiares do Kelvin da Karina e da Sofia. Inicialmente, a empresa disponibilizou profissionais de Assistência Social e Psicológica, que estão em contato direto com os familiares, prestando suporte em todas as etapas do luto vivido, incluindo a cobertura das despesas funerárias e de logística para os familiares.
Prováveis causas
No momento da ocorrência, havia um grande volume de chuvas e a incidência de descargas atmosféricas na rede de energia. Os ventos chegaram a 50km por hora na região. Também foi constatada a incidência de aproximadamente 3 mil raios, que atingiram o solo no dia da ocorrência, em todo DF. O maior registro de incidência de raios, em um único dia, nos últimos quatro anos. O volume de chuvas na noite do acidente foi de 63 mm, o que equivale a sete vezes mais do que a média diária do mês de dezembro, conforme dados do ClimaTempo.
A empresa está apurando as causas da ocorrência e à disposição das autoridades para auxiliar na investigação, sendo que o apurado até este momento aponta como prováveis causas as quedas de raio, ventos fortes, grande volume de chuvas e outros fatores externos que podem ter levado ao rompimento do cabo de energia em questão, quando havia condições climáticas adversas.
Manutenção da rede elétrica
A rede elétrica da região, especificamente no circuito elétrico onde houve o rompimento do cabo, que compreende 19 km, foi inspecionada em agosto deste ano com equipamentos de termovisão, que apontam se há algum ponto da rede que necessita de manutenção. Todos os pontos identificados com risco à segurança foram corrigidos.
Chamados atendidos na região
Nos últimos seis meses, nas proximidades da região, ocorreram quatro chamados para manutenção em componentes da rede de média tensão. Todos os atendimentos foram concluídos com a realização dos serviços necessários, conforme as regras de segurança para o setor de energia. Além das inspeções e manutenções preventivas mencionadas acima.
Plano preventivo período chuvoso
Antes do início do período de chuvas, a distribuidora realizou mais de 60 mil podas de árvores e inspecionou mais de 25 mil km de redes e linhas de distribuição de energia, além da substituição de 167 km de fios antigos por novos, reforço de equipes, manutenção e investimentos. Também houve investimento de grande porte em tecnologia. Conheça aqui o plano completo divulgado em setembro deste ano: https://www.neoenergiabrasilia.com.br/salaimprensa/noticias/Paginas/chuvas-df-reforco-capacidade-operacao.aspx