
Neoenergia Brasília vai substituir lâmpadas convencionais por modelos LED em Edificações do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal
Até o fim do mês, 39 prédios da corporação serão beneficiados por meio do Programa de Eficiência Energética da distribuidora
Em mais uma ação para combater o desperdício e promover o uso eficiente e racional de energia elétrica, a Neoenergia Brasília iniciou a substituição de lâmpadas convencionais de prédios do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) por modelos LED, 40% mais econômicos. O projeto vai beneficiar, até o próximo dia 30, 39 edificações do órgão, entre elas o Quartel do Comando Geral, o Complexo da Academia do Bombeiro Militar, além de todos os Grupamentos da corporação.
A previsão é a troca de aproximadamente 5 mil lâmpadas, com uma estimativa de economia de R$ 100 mil por ano na fatura de energia. Isso representa uma redução no consumo de aproximadamente 81 MWh/ano. O investimento será de mais de R$ 200 mil. A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da concessionária, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
“Esse projeto traz benefícios para as instituições e para os brasilienses, com a economia não só na conta de luz, mas também da energia e dos recursos naturais”, explica a superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas. “Além da substituição de equipamentos por modelos mais modernos e eficientes e do incentivo ao uso de energia limpa, realizamos a conscientização para o combate ao desperdício”, finaliza a executiva.
O uso de lâmpadas LED traz uma série de benefícios e ainda gera economia de energia. Elas têm maior vida útil, com duração de aproximadamente 25 mil horas, enquanto as lâmpadas fluorescentes duram 15 mil horas. A tecnologia também causa menos impacto ambiental. O LED não possui elementos tóxicos na sua composição, ao contrário das lâmpadas fluorescentes, que possuem mercúrio, gerador de resíduos prejudiciais ao meio ambiente quando estas são descartadas de maneira irregular em rios e aterros.
As iniciativas fazem parte do Projeto de Eficientização de Edificações, executado com recursos oriundos do PEE. Essas ações estão alinhadas e contribuem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com os quais o Grupo Neoenergia tem compromisso, prioritariamente, de fornecer energia limpa e acessível (ODS 7) e combater as mudanças climáticas (ODS 13).