Chuvas chegam em outubro e Neoenergia intensifica poda de árvores próximas à rede elétrica

24/09/25

Ação preventiva acontece em 16 RA’s e busca reduzir risco de interferência no fornecimento de energia

A Neoenergia Brasília mobiliza um mutirão de poda de árvores em 16 Regiões Administrativas do Distrito Federal com o objetivo de preparar a rede elétrica para o período chuvoso, que deve começar no próximo mês. Diante da previsão de chuvas intensas para o período, a empresa intensificou as ações de poda em áreas com alta densidade de vegetação e histórico de crescimento acelerado. A meta é realizar mais de 3 mil podas em setembro, reduzindo riscos de acidentes e interrupções no fornecimento de energia causadas pelo contato de galhos com a rede elétrica.

As RA’s que recebem o mutirão de podas da Neoenergia são: Lago Sul, Paranoá, Sobradinho, Sobradinho II, Itapoã, Samambaia, Plano Piloto, Guará, Candangolândia, Taguatinga, Jardim Botânico, Ceilândia, Gama, São Sebastião, Recanto das Emas e Planaltina.

“Essa manutenção é essencial para evitar curtos-circuitos, rompimento de cabos e garantir a continuidade do serviço, especialmente em períodos de tempestades”, afirma Carlos Henrique Moraes Silva, diretor-superintendente Técnico da Neoenergia Brasília. “Por isso, reforçamos as podas antes da chegada das chuvas”, completa.

Manutenção contínua - A Neoenergia realiza podas durante todo o ano. Em 2025, já foram executadas 40 mil intervenções, com previsão de alcançar 35 mil até dezembro. Desde que assumiu a distribuição de energia no DF, em 2021, a empresa já realizou mais de 150 mil podas — sempre com foco na segurança da população e na estabilidade da rede elétrica.

Orientações à população - De acordo com o Decreto nº 39.469/2018, a manutenção de árvores em áreas públicas é responsabilidade exclusiva do GDF, por meio da Novacap. Já em terrenos privados, cabe ao proprietário cuidar da vegetação. Caso moradores identifiquem árvores em vias públicas próximas à rede elétrica, devem acionar primeiramente a Ouvidoria do GDF pelo número 162 ou procurar a Administração Regional. Se a situação não for resolvida, é possível comunicar a Neoenergia pelo telefone 116. A empresa reforça que suas podas são exclusivamente técnicas e preventivas, voltadas à segurança da rede elétrica — sem caráter estético ou paisagístico.