Elektro manda subestação móvel para o litoral sul durante alta temporada

23/12/15

Fim de ano é sinônimo de praias cheias. É o período do ano em que as cidades litorâneas recebem mais turistas, chegando a ter suas populações triplicadas. A estimativa é que o consumo de energia elétrica aumente 71%, de 269 MW para 462 MW, alcançando 580 MW, na noite da virada, ou seja, mais que dobrando o consumo no horário de pico. Para que todos esses visitantes aproveitem as férias com conforto, a Elektro monta uma operação de fortalecimento da rede elétrica. Uma das ações é o deslocamento da Subestação Móvel para Itanhaém. A chegada do equipamento ao município está prevista para a manhã do dia 17 de dezembro.

A Elektro disponibiliza duas Subestações Móveis, totalizando um investimento de R$ 16 milhões.  As subestações estarão à disposição para dar suporte a onze municípios do litoral: Bertioga, Cananéia, Guarujá, Ilhabela, Ilha Comprida, Iguape, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e Ubatuba. Uma delas ficará em Itanhaém, em caso de necessidade podendo ser deslocada para outras cidades que compõem o litoral sul, e outra em Ubatuba para eventuais necessidades do litoral norte. Cada subestação consegue assumir até 30 mil clientes no caso de alguma falha no sistema elétrico no período de férias, permitindo reduzir drasticamente o tempo de restabelecimento do fornecimento da energia para os milhares de clientes ligados à subestação. “Trabalhamos o ano inteiro para garantir que, durante as temporadas, não tenham ocorrências nesses locais. Mas estamos preparados para quaisquer imprevistos”, explica Wilhelm Guilherme, Gerente de Distribuição Litoral Sul.

O equipamento parte de Leme, interior de São Paulo, para Itanhaém nesta terça-feira, dia 15, e faz todo o trajeto acompanhado de batedores a velocidade de 60km/h. A descida da serra está programada para acontecer entre às 23 horas da quarta-feira e 3 horas da manhã de quinta.

Ainda para reforçar a operação para o Verão, um grande time estará de prontidão para atender os clientes. No total, serão quase 350 equipes operacionais disponíveis, 277 postos na Central de Relacionamento com Clientes (CRC) e mais 28 profissionais no Centro de Operação da Distribuição.