
Conta do Bem
Saiba tudo sobre a iniciativa da companhia que permite aos clientes aderirem a uma doação voluntária por meio da conta de luz.
Com a iniciativa, clientes da Neoenergia podem fazer doações via conta de luz!
O que é a Conta do Bem?
O Conta do Bem é uma iniciativa da Neoenergia que permite aos clientes realizarem doações mensais para instituições filantrópicas diretamente pela fatura de energia elétrica. Com contribuições a partir de R$ 1, é possível apoiar projetos que promovem educação, saúde, cultura, esporte e assistência social em diversas regiões do país.

Como Participar?
A adesão ao projeto é simples e pode ser feita diretamente com as instituições participantes. Cada organização possui um espaço próprio para o cadastro dos interessados, facilitando o processo de doação. Para acessá-las é só escolher a instuição na lista abaixo.
Impacto social
Mais de 700 mil clientes já participam da iniciativa, contribuindo mensalmente para a manutenção de atividades que beneficiam crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade. O projeto fortalece ações sociais e amplia o acesso a oportunidades reais de transformação de vida.
Instituições Beneficiadas
As doações são direcionadas para instituições que atuam em diversas áreas sociais. Saiba mais sobre cada instituição abaixo:
A LBV é uma associação civil de direito privado, sem fins econômicos, com atuação preponderante na assistência social. A organização também oferece educação básica e técnica profissionalizante, além de realizar ações humanitárias, culturais e de comunicação social e educativa. Atua nas cinco regiões do país, em prol de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, somando ao auxílio material os valores da espiritualidade ecumênica.
O movimento apaeano foi fundado por um grupo pioneiro de pais e profissionais dedicados, motivados pela urgência de promover a desinstitucionalização e garantir o direito à educação e à vida comunitária para pessoas com deficiência intelectual. Esse movimento emergiu no Brasil, um país onde, historicamente, a rejeição, a discriminação e o preconceito eram enfrentados cotidianamente por essas pessoas e suas famílias. Em resposta a esses desafios, as primeiras associações foram criadas com o intuito de oferecer educação, atendimento na área de saúde e lutar pela inclusão social desses indivíduos.
Essas associações, que se tornaram conhecidas como Associações de Pais e
Amigos dos Excepcionais (Apaes), formaram uma rede que se dedicava não
apenas à educação e ao atendimento de saúde, mas também à luta contínua pelos direitos das pessoas com deficiência. Esse compromisso incluiu a mobilização de diversos profissionais que, acreditando na causa, realizaram estudos e pesquisas, buscaram informações em entidades estrangeiras e trocaram experiências com pessoas de outras nacionalidades que enfrentavam desafios similares.
O movimento apaeano, fundamentado na Declaração dos Direitos Humanos, iniciou uma significativa prestação de serviços em educação, saúde e assistência social para aqueles que necessitavam, em toda a extensão do território nacional. Em 2022, a rede apaeana alcançou o impressionante número de 23.035.726 atendimentos nas áreas de prevenção e saúde, educação, assistência social e inclusão no mercado de trabalho, atendendo mais de 1,6 milhão de pessoas em mais de 2.255 unidades espalhadas por todo o Brasil.
A Fundação Terra foi criada por Pe. Airton Freire há 40 anos, em uma comunidade popularmente conhecida como “Rua do Lixo” e que se localiza nos arredores do
depósito de resíduos sólidos da cidade de Arcoverde, no semiárido do Estado de Pernambuco. Nasceu nessa comunidade com o intuito de resgatar, literalmente, do lixo, homens, mulheres e crianças, identificados como o suprassumo da miséria da cidade de Arcoverde. Foi fundada para servir aos pobres, no sentido stricto (do quotidiano) e no sentido lato (sistêmico). Possui como lema: “Na Terra para Servir”; servir aos pobres, por meio da educação, saúde e ações sociais, com vistas à superação da exclusão social e promoção da dignidade, perpetuando o carisma de, indistintamente, fazer o bem. É uma entidade civil de confissão Católica Apostólica Romana, sem fins lucrativos, e filantrópica, que possui certificado de utilidade pública municipal, estadual e federal.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) foi criado no dia 11 de dezembro de 1946, por decisão unânime da Assembleia Geral da ONU, para fornecer assistência emergencial a milhões de crianças no período pós-guerra na Europa, no Oriente Médio e na China. Em 6 de outubro de 1953, tornou-se órgão permanente do sistema das Nações Unidas e teve seu mandato ampliado para chegar a crianças e adolescentes em todo o mundo. Em 1965, o UNICEF recebeu o Prêmio Nobel da Paz. A instituição é guiada pela Convenção sobre os Direitos da Criança e é a principal defensora global de meninas e meninos.
Fundado em 1945, pela Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer (SPCC), o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) é uma instituição privada e sem fins lucrativos, que se dedica ao diagnóstico e tratamento de pacientes oncológicos, exclusivamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Por ser uma instituição filantrópica, o HCP necessita de doações contínuas de pessoas físicas e jurídicas para manter a qualidade no atendimento integral e humanizado aos pacientes.
Uma organização sem fins lucrativos fundada em 1993 pela Arquidiocese de Olinda e Recife que atua na educação complementar, oferecendo às crianças, adolescentes e jovens reforço escolar, com apoio pedagógico, psicossocial, além de outras oportunidades educativas em diversas áreas, dentre elas: artes, esportes e qualificação profissional/empregabilidade, no município de Recife e Região Metropolitana, com apoio psicossocial extensivo aos pais e/ou responsáveis.
Fundada pelo Professor Fernando Figueira em 25 de setembro de 1987, a Fundação Alice Figueira de Apoio ao IMIP (FAF) é uma entidade sem fins lucrativos que nasceu com um propósito: captar recursos financeiros, materiais e humanos junto à sociedade para fortalecer o IMIP, um dos maiores centros de excelência em saúde do Brasil, 100% SUS.
Sua missão é apoiar o IMIP em sua jornada de cuidar, pesquisar e educar, garantindo que ele continue a cumprir propósitos sociais e científicos com excelência e humanidade. Ao longo desses anos, criou e desenvolveu diversas campanhas, ações e projetos que mobilizam pessoas, empresas e instituições em prol de uma causa maior: a saúde e o bem-estar de milhares de crianças, adultos e idosos.
A Casa da Esperança é uma instituição social sem fins lucrativos, situada em Candeias, no município do Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco, fundada em 1998. Desde a fundação, vem atuando na perspectiva de garantia e promoção dos direitos da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade e risco social em sete comunidades do entorno, com ações pautadas ao caráter educacional, socioeducativo e fortalecimento do vínculo comunitário, além de promoção e prevenção à saúde.
O Porto Social é centro de soluções para impacto social. Capacita iniciativas sociais e investe em rede. Conecta o primeiro, segundo e terceiro setor, criando soluções inovadoras que colocam o cidadão como parte ativa e de extrema importância para que as reais mudanças aconteçam.
A Liga Norte Riograndense Contra o Câncer é uma instituição sem fins lucrativos criada em 1949 na cidade de Natal/RN. Tem como maior desafio conjugar atenção oncológica de alto padrão com elevada acessibilidade, principalmente através do SUS.
Reconhecida pelo Ministério da Saúde como CACON (Centro de Alta Complexidade em Oncologia), a Liga presta uma ampla gama de serviços, desde consultas médicas até modernas técnicas de radioterapia.
Características marcantes da instituição são o acolhimento e a atenção multidisciplinar. Há um arraigado entendimento de que a atenção ao paciente deve ser total, por isso há todo um conjunto de ações para que o paciente se sinta bem recebido, além de receber o melhor tratamento médico possível. Psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, odontólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas garantem uma atenção completa.
O Seminário de São Pedro é uma instituição religiosa, sob a jurisdição da Arquidiocese de Natal, direcionada a preparar e a formar os candidatos ao ministério sacerdotal, segundo as orientações da Santa Sé, do Código de Direito Canônico, e da Conferência Nacional de Bispos do Brasil.
A Arquidiocese de Natal é uma divisão territorial da Igreja Católica no Brasil, localizada na cidade de Natal, Rio Grande do Norte. Fundada em 1909, foi elevada a arquidiocese em 1952. A arquidiocese é responsável por coordenar as atividades religiosas, pastorais e sociais das paróquias sob sua jurisdição. O arcebispo atual é Dom João Santos Cardoso.
O Hospital Infantil Varela Santiago é uma instituição filantrópica localizada em Natal, Rio Grande do Norte. Fundado em 1917, o hospital é especializado no atendimento pediátrico, oferecendo serviços médicos e cirúrgicos para crianças. Além disso, o hospital realiza diversas campanhas e ações solidárias para arrecadar fundos e melhorar o atendimento às crianças.
As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) nasceram no dia 26 de maio de 1959, tendo como sua fundadora a Santa Dulce dos Pobres. A instituição é fruto da trajetória de amor e serviço e da persistência da religiosa que peregrinou durante mais de uma década em busca de um local para abrigar pobres e doentes recolhidos das ruas de Salvador. As raízes da OSID datam de 1949, quando a Irmã, sem ter para onde ir com 70 doentes, pediu autorização a sua superiora para abrigar os enfermos em um galinheiro situado ao lado do Convento Santo Antônio. O episódio fez surgir a tradição de que o maior hospital da Bahia nasceu a partir de um simples galinheiro.
Atualmente, a entidade filantrópica abriga um dos maiores complexos de saúde 100% gratuito do país, com mais de 6 milhões de procedimentos ambulatoriais por ano, na Bahia. Entre o público atendido pelas Obras Sociais estão pacientes oncológicos, idosos, pessoas com deficiência e com deformidades craniofaciais, crianças e adolescentes em situação de risco social, dependentes de substâncias psicoativas, pessoas em situação de rua e demais usuários do Sistema Único de Saúde. A organização conta com um perfil de serviços único no país, distribuídos em mais de 20 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas de Saúde, Assistência Social, Pesquisa Científica, Ensino em Saúde, Educação e na preservação e difusão da história de sua fundadora.
A Pastoral da Criança é um Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) conforme o decreto 05/2006 da CNBB. A Pastoral da Criança, na CNBB, atualmente, faz parte da Comissão Episcopal Ação Sociotransformadora. Alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania, tendo como objetivo o "desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político" (Artigo 2º do Estatuto).
Com mais de 15 anos de atuação, o IFP é uma instituição privada e sem fins lucrativos. Hoje consolidada como um dos mais modernos centros especializados nas ações de pesquisas, ensino, prevenção e tratamento das doenças gastrohepáticas, oriundas do Sistema Único de Saúde (SUS). Nos últimos anos o IFP vem se tornando referência como unidade de atendimento e diagnóstico das doenças gastrohepáticas em crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Dispondo de recursos humanos especializados, materiais e equipamentos tecnologicamente atualizados, além de normas técnicas cientificamente padronizadas, a estrutura assistencial do IFP é considerada bastante significativa, pois tem importante papel no desenvolvimento de pesquisas de impacto social, principalmente em conjunto com o complexo da UPE, Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC).
O Aria Social é um espaço que respira, inspira e transpira arte. Forma uma comunidade unida pelo desafio de ampliar o acesso à educação, profissionalização e melhores oportunidades de vida.
Criado para suprir significativa demanda social, bem como para contribuir com a democratização cultural e artística do estado de Pernambuco, o ARIA SOCIAL tem como via de ação a educação através da arte, por acreditar em sua força transformadora.
Atuando no potencial educativo, na disciplina, na força propulsora da criatividade e no fortalecimento da autoestima, o ARIA SOCIAL tornou-se um acessível instrumento de formação – pessoal e profissional – e transformação humana.
Com atendimento através do SUS, o Martagão é uma instituição filantrópica que atende crianças e adolescentes de todo o estado. Tornou-se referência no atendimento pediátrico, tendo, à frente, um corpo clínico formado pelos mais competentes médicos e especialistas em pediatria da Bahia.
O Martagão tornou-se referência no atendimento pediátrico de alta complexidade na Bahia. Das cirurgias oncológicas feitas pelo SUS em pacientes da faixa pediátrica em 2023, o Martagão foi responsável por 43%. Das cirurgias neurológicas, o Hospital realizou 21%, já cirurgias cardíacas foram realizadas 42%, além de 25% da produção de diárias em UTI Pediátrica.

Perguntas Frequentes
O período de consumo é a data da última leitura, até a data da leitura atual. O mês de referência é o mês que a conta de luz foi emitida.
Já a data do vencimento, é a data que você tem pra pagar sem multa e nem juros.
O valor é dividido em até 3 partes:
- seu consumo de energia;
- encargos e tributos, que podem variar de região para região, e chegar a 1/3 do valor da conta;
- e também pode ter juros e multa em caso de pagamento após o vencimento.
.
Para pagar a sua conta com PIX basta apontar a câmera do celular para o QR code. O recurso tem tecnologia que encaminha diretamente o cliente para o sistema de pagamento, seja um banco tradicional ou carteira digital.
Lembre-se: o QR code de cima é a nota fiscal, o QR code de pagamento é o que está localizado em baixo, próximo ao código de barras.
Se precisar, os números estão todos no verso da conta, mas aqui estão os números de Whatsapp de cada distribuidora:
- Neoenergia Brasília - (61) 3465 9318
- Neoenergia Elektro - (19) 2122 1696
- Neoenergia Cosern - (84) 3215 6001
- Neoenergia Coelba - (71) 3370 6350
- Neoenergia Pernambuco - (81) 3217 6990
Para acessar todos os canais de atendimento, clique aqui.
Quer saber mais sobre outros serviços?
Clique abaixo na concessionária de energia da sua região e identifique o serviço que necessita!









