- Produtos e Soluções

Elektro comemora o Dia Mundial da Energia Elétrica
Nesta quinta-feira (29/5), é celebrado o Dia Mundial da Energia Elétrica, uma ótima oportunidade para refletir sobre o consumo consciente desse recurso. A Elektro aproveita essa data e a proximidade do inverno para orientar a população sobre as várias formas de evitar o consumo excessivo de energia elétrica e manter o valor da conta de luz baixo, sem deixar de usufruir o conforto oferecido por esse serviço.
A utilização racional da energia elétrica depende muito da mudança de hábitos de cada um. Pequenas atitudes, como um banho menos demorado, representam uma grande diferença na economia, que pode chegar a 30% do valor da conta de luz. O importante é evitar o consumo exagerado, utilizando moderadamente aparelhos que consomem muita energia, como aquecedores de ambiente, torneiras elétricas, secadoras de roupas, secadores de cabelos e principalmente o chuveiro elétrico. Churrasqueiras e grelhas elétricas podem ser substituídas por modelos a carvão ou a gás. É importante ficar atento com os equipamentos que utilizam a energia para gerar calor, pois têm potência maior e consomem mais.
Para quem deseja um tempo a mais no banho, a alternativa é compensar com a redução do uso de outros aparelhos elétricos. Equipamentos eficientes consomem apenas a energia necessária para mantê-los. Por isso é importante adquirir produtos com o selo do Procel e do Inmetro, dimensionados para sua necessidade. Se a geladeira for antiga, a dica é verificar se as borrachas de vedação estão em bom estado e regular o termostato de acordo com o clima.
Uma forma de economizar na iluminação é substituir as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes compactas. Apesar de custarem um pouco mais caro, o investimento se justifica pela significativa redução no consumo de energia, que pode chegar a até 40% por lâmpada, de acordo com o modelo e a potência; elas ainda duram 10 vezes mais. Luminárias refletivas também contribuem para a redução do consumo, pois pode-se usar lâmpadas com potências menores.
Siga essas dicas e aproveite a energia com sabedoria!