Cem famílias de Jacupiranga são beneficiadas com projeto para economia de energia elétrica

03/11/15

Projeto Energia Comunitária da Elektro beneficiará moradores do município com substituição de refrigeradores, troca de lâmpadas e instalação de aquecedores solares
 
Na próxima segunda-feira, dia 9 de novembro, a Elektro lançará o Projeto Energia Comunitária na cidade de Jacupiranga com um evento para as autoridades do município. A iniciativa da Elektro beneficiará, ao todo, 100 famílias com a substituição de refrigeradores, troca de lâmpadas e instalação de aquecedores solares, nos bairros: Vila Vital, Jardim Botujuru, Jardim Novo Botujuru e Botuquara. Estas ações proporcionam de 20 a 30% de economia de energia. “Além de reduzir o valor da conta de energia elétrica, a iniciativa traz eficiência no uso dos recursos, tornando a ação ainda mais sustentável”, afirma Felipe Zanola, especialista em Sustentabilidade da Elektro.  
 
A partir da segunda semana de novembro, os cadastradores da Elektro iniciam a fase de análise das residências, visitando os clientes que possuem o NIS (Número de Identificação Social). Nesta etapa, são avaliadas as condições das instalações e dos equipamentos para que sejam identificadas as prioridades de cada cliente. Por exemplo, para os clientes com refrigeradores degradados (ferrugem, borrachas da porta desgastadas, formação excessiva de gelo no congelador, por exemplo), será feita a substituição do equipamento. E, em todas as residências que tiverem condições técnicas, haverá a instalação de painéis de aquecimento solar. Todas as casas receberão a troca de lâmpadas convencionais por LED, que proporcionam mais eficiência e mais economia de energia. Já no início de dezembro, começam a troca de lâmpadas, a substituição de refrigeradores e a instalação dos painéis de aquecedores solares.
 
Para receber qualquer uma das ações do projeto, é necessário que o cliente esteja inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, possua o número do NIS (Número de Identificação Social) e esteja apto a receber a tarifa social conforme a legislação vigente (meio salário mínimo per capita). Não é necessária inscrição prévia, já que os cadastradores da Elektro visitarão as residências dos bairros informados que tenham cadastro no NIS.
 
Próximas etapas
Novembro – Visita dos cadastradores da Elektro.
Dezembro – Troca de lâmpadas, Substituição de Refrigeradores e Instalação de Placas de Aquecedores Solares.
 
Sobre o Projeto
Parte dos recursos utilizados no projeto é vinculada ao Programa de Eficiência Energética, promovido pela Elektro por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).