- Produtos e Soluções

Trabalho colaborativo torna home office possível para mais de 800 colaboradores da Elektro
Senso de coletividade entre as áreas foi determinante para sucesso da força-tarefa que mantém as engrenagens da empresa em pleno funcionamento, garantindo atendimento absoluto aos 2.7 milhões de clientes da companhia
Engajamento, proximidade e segurança. Esses são alguns dos desafios superados diariamente pela Elektro neste momento em que o mundo enfrenta uma pandemia. Como forma de frear o contágio acelerado do novo Coronavírus, o isolamento social foi a ação mais recomendada pelas autoridades de saúde e, para isso, a implantação do trabalho remoto em tempo ágil se tornou uma das prioridades da companhia. Em quatro dias, a empresa adaptou boa parte de sua estrutura para 885 colaboradores estivessem aptos a trabalhar de suas casas, sem que houvesse qualquer impacto no atendimento aos 2.7 milhões de clientes.
O efetivo planejamento entre áreas de suporte ao negócio, como TI, RH, Comunicação, Compras, Segurança, Operação, entre outras, foi de extrema importância para essa mudança no formato de atuação. O primeiro desafio consistiu em oferecer aos funcionários a estrutura e os recursos, bem como o apoio às necessidades encontradas por cada um. Cyber segurança, igualmente, tornou-se primordial para que os dados da companhia e das equipes continuassem bem cuidados e protegidos.
Graças a uma força-tarefa, a área de TI disponibilizou todas as suas equipes para auxiliar os funcionários. Segundo Matheus Araujo, responsável por infraestrutura, orquestrar todo o processo, como mapear a necessidade de novos notebooks, orientar os diversos colaboradores sobre questões técnicas em um curto período de tempo, reforçar a segurança do sistema e estar disponível em tempo integral para auxiliar no que fosse necessário, foi uma tarefa desafiadora. “Foi preciso que todos trabalhassem em união para que tudo acontecesse. Estamos atuando em fluxo normal de home office e tivemos a força que precisávamos para essa mudança, vencendo todos os eventuais contratempos”, relata.
Muito do ótimo resultado alcançado se deu em função dos investimentos em tecnologia realizados pela Neoenergia. A estrutura e preparação do sistema utilizado e dos recursos tecnológicos disponíveis foram fundamentais para que o processo de home office ocorresse de forma rápida e segura. Aliado a isso, a responsável pela área de governança, Natalia Colombini, reforça que a atuação impecável das equipes foi indispensável. “Não houve mágica, houve muita dedicação, trabalho árduo para que os resultados fossem alcançados”, garante.