Rede elétrica de Pilar do Sul recebe tecnologia que agiliza o restabelecimento de energia

10/06/21

Equipamento instalado na rede elétrica irá reduzir o tempo de interrupção para os clientes dos bairros Santa Cecília, Bela Vista, Centro e Nova Pilar.

A Elektro investe constantemente em tecnologias para manter a rede elétrica eficiente e mitigar as ações que provocam interferência na qualidade do fornecimento de energia. Nesta semana foi concluída a instalação de um novo religador que irá atender mais de 2.700 clientes de Pilar do Sul. O investimento beneficia os moradores do bairros Santa Cecilia, Bela Vista, Centro e Nova Pilar.

 

Os religadores são equipamentos de proteção que trazem um grande benefício para a continuidade do fornecimento de energia, pois auxiliam na recomposição do sistema elétrico automaticamente, menor tempo possível, em caso de interrupções. Assim, quando árvores ou raios caem sobre a rede elétrica durante uma tempestade, por exemplo, interrompendo o fornecimento de energia, o sistema já identifica o trecho onde houve a interrupção, isola a área danificada e normaliza imediatamente o fornecimento de energia para a maioria dos clientes impactados.

A automatização ocorre nas redes elétricas urbanas e rurais. Na área urbana, busca atender locais com grande concentração populacional e próximas a unidades de saúde. Em áreas rurais, em que os circuitos são longos e atendem a clientes muitas vezes distantes, a instalação de religadores agiliza o restabelecimento a esses clientes. Ao todo, a Elektro já instalou 27 religadores no município de Pilar do Sul.

“Com a iniciativa, a Elektro melhora a qualidade do fornecimento no local, que passa a ter restabelecimento de energia mais ágil, sem a necessidade de intervenção humana, afirma Marcelo Vilarino, gerente de distribuição da Elektro.

 

Sobre a Elektro

Reconhecida por 10 vezes como a melhor distribuidora de energia elétrica do Brasil, a Elektro tem atuação em 228 municípios, sendo 223 no Estado de São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul. Em uma área de concessão de 121 mil quilômetros quadrados, a concessionária atende 2,7 milhões de clientes (6 milhões de habitantes)