Operação flagra furto de energia em fazenda clandestina de mineração de criptomoedas em Caieiras

06/02/23

Energia recuperada seria possível para abastecer 19 mil residências durante 30 dias

No início da tarde desta segunda-feira (6) foi concluída operação de combate ao furto de energia no município de Caieiras, na Grande São Paulo. A Neonergia Elektro, em conjunto com Polícia Civil e, com a apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE), identificou e removeu ligação clandestina de energia em uma fazenda de mineração de criptomoedas clandestina, instalada no Jardim das Laranjeiras.

Mais de 110 equipamentos utilizados na mineração de criptomoedas eram alimentados por ligação irregular de energia elétrica. O volume de energia recuperado durante a operação seria suficiente para abastecer 19 mil residências por 30 dias.

As ligações irregulares são realizadas sem seguir os padrões de segurança, oferecendo risco à comunidade e ao fornecimento de energia da região. Por ser considerado um crime de acordo com o Código Penal Brasileiro, foram abertos inquéritos policiais para apurar o furto de energia.

Denúncia

A Neoenergia Elektro possui diversas iniciativas e tecnologias voltadas a prevenir e combater desvios de energia, como a instalação de sensores e medidores de energia mais modernos, que sinalizam qualquer tentativa de fraude, mas a empresa reforça a importância da denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias são feitas de forma anônima pela Central de Relacionamento ao Cliente (0800 701 01 02) ou site (www.neoenergiaelektro.com.br).