Número de ocorrências com pipas na rede elétrica aumenta 20% em Itapeva

05/07/21

Ocorrência faz empresa desligar rede elétrica e risco de choque é grande por causa da brincadeira.

O número de acidentes com pipas na rede elétrica em Itapeva aumentou 20%, comparado ao mesmo período do ano passado. Foram registrados entre os meses de janeiro a junho de 2021, pelo menos, seis ocorrências, contra cinco do período anterior. Os bairros com maior registro na cidade são : Vila Aparecida, Vila Bom Jesus e Jardim Virginia. Um dos motivos para o aumento no número de acidentes com pipas foi causado pelo isolamento social, já que muitas crianças e jovens passaram a ficar mais em casa.

Ao logo do mês de julho, ao longo das férias escolares, o número de ocorrências pode aumentar devido a brincadeira. Por isso, a Elektro reforça que os cuidados com as pipas, pois realizar a brincadeira em áreas inadequadas pode causar sérios riscos de choques, inclusive levando à morte por meio de descarga elétrica. A atividade deve acontecer em lugares abertos e sem rede elétrica por perto, como parques, praias, campos de futebol e áreas afastadas dos centros urbanos. Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente.

“O perigo de empinar pipa em lugares indevidos se dá quando a linha enrosca em postes, transformadores e nos cabos elétricos, podendo provocar curtos-circuitos e causar a interrupção do fornecimento de energia. Jamais tente retirar uma pipa presa e equipamentos ou na rede elétrica”, alerta o gerente de saúde e segurança da Elektro. Outro perigo são as linhas com cerol que podem danificar os fios, além de oferecer riscos à população, principalmente os motociclistas.

Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica dentro de casa, desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral e providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192).Ocorrências com a rede de distribuição de energia devem ser comunicadas imediatamente à Elektro no telefone 0800 701 01 02.

Sobre a Elektro

Reconhecida por 10 vezes como a melhor distribuidora de energia elétrica do Brasil, a Elektro tem atuação em 228 municípios, sendo 223 no Estado de São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul. Em uma área de concessão de 121 mil quilômetros quadrados, a concessionária atende 2,7 milhões de clientes (6 milhões de habitantes).