Ferramentas de marcenaria

Aula inaugural do Curso de Marcenaria em Araras será nesta segunda-feira (16)

16/10/23

Será realizada nesta segunda-feira (16), às 14h, a aula inaugural do curso de marcenaria, apoiado pelo Instituto Neoenergia e pela Neoenergia Elektro por meio do PROAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo). Está prevista a participação de 80  jovens a partir de 16 anos residentes de Araras. O curso, com duração de oito meses, inclui técnicas de expressão artística, criação de estilos, design e tendências.  A aula inaugural ocorrerá no Centro de Artes e Esportes Unificados, na avenida Lourenço Batistela,  Escola Municipal Osmar Rodrigues, no Jardim José Ometto.

Durante as atividades, os alunos aprenderão habilidades práticas e teóricas que os ajudarão a potencializar suas aptidões artísticas e a capacidade de fomentar novos negócios na área, competências fundamentais para superar os desafios que envolvem a conquista do primeiro emprego. O objetivo é promover a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade, transferindo conhecimentos que possibilitem a geração de trabalho e renda no setor da economia criativa. A inciativa também visa o desenvolvimento profissional e cultural dos participantes.

O Oficinas Culturais e Artísticas é realizado em parceria com a Quest Consult e a Neoenergia Elektro, distribuidora da Neoenergia que atende o município de Araras. 

“Oferecer essa formação, com o apoio de especialistas na área, é fundamental para ampliar as oportunidades acadêmicas e profissionais dessas pessoas, assim como incentivar o empreendedorismo no âmbito do design de produto na comunidade local”, afirma Renata Chagas, Diretora-presidente do Instituto Neoenergia.

O OCA é realizado por meio do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, o ProAC (Lei 12.268/06), e vai oferecer cursos em outras três cidades paulistas: Ilha Solteira (Design de produto), Atibaia e Mongaguá (Design de moda). Criada em 2021, a iniciativa conta com o apoio das prefeituras dos municípios contemplados. Também serão implantados núcleos locais de produção voltados à capacitação de jovens de baixa renda que buscam atrelar os conhecimentos da economia criativa ao desenvolvimento humano, social e cultural.