Elektro investe onze milhões em três subestações da região centro

24/03/16

A distribuidora de energia Elektro finalizou, neste mês, obras de melhorias em três subestações da região, localizadas nas cidades de Araras, Leme e Iracemápolis. Num total de R$ 11 milhões, os investimentos impactarão positivamente aproximadamente 75 mil clientes, que perceberão uma evolução na qualidade do fornecimento. A partir de agora, os municípios também terão mais disponibilidade de energia para acompanhar o desenvolvimento e crescimento de suas populações.  

Na subestação Araras 01, que atende aproximadamente 24,5 mil clientes do município, foi realizada a troca do transformador por um ainda mais potente, que vai ampliar em 24% o seu limite de operação, para suportar o crescimento da cidade. Em Leme, a subestação, responsável pela energia de mais de 40 mil clientes, foi ampliada e, além da troca de transformador de força, também foi instalado um novo disjuntor de média tensão, cujo objetivo é distribuir cargas entre circuitos, proporcionando mais agilidade no restabelecimento quando há queda de energia.

Já na subestação Iracemápolis 01, que contempla cerca de 10 mil clientes, além da troca do transformador por um três vezes mais potente, também foram substituídos alguns equipamentos por outros mais modernos, que ampliarão a capacidade do sistema em 63%. Entre eles, equipamentos que minimizam os riscos de desligamento, aumentando a confiabilidade do sistema e continuidade do fornecimento. Um deles, considerado inovador, é a seccionadora-disjuntor, que possibilita transferir cargas sem impactar os clientes.  

Em todas as subestações foram construídas paredes corta-fogo, bacias de contenção e caixas separadoras de óleo. Todas elas possuem controle automático dos equipamentos, 24 horas por dia, através do Centro de Operação da Distribuição, localizado em Campinas. Assim, quando ocorre falta de energia, é possível identificar o problema remotamente e restabelecer o fornecimento automaticamente, em apenas 1 minuto.