Elektro inaugura subestação em Eldorado

27/03/18

Pensando no crescimento e no desenvolvimento das cidades de sua área de concessão, a Elektro anuncia a operação da Subestação Eldorado 02 que irá beneficiar 16 mil clientes da região. O investimento total da obra, que teve a duração de três meses, foi de R$5,6 milhões.
A Subestação Eldorado 02 (34,5/13,8kV) é a primeira da Elektro a utilizar uma sala elétrica metálica modular, facilmente transportável, em substituição a sala elétrica convencional antes construída em alvenaria. O container  garante total proteção dos equipamentos.

A subestação também é totalmente digitalizada e possui um sistema integrado de supervisão, comando, controle e proteção, dispensando a presença de eletricistas e operadores para efetuar manobras, sendo realizadas diretamente pelo Centro de Operação da Distribuição (COD) da Elektro, em Campinas, por comunicação via satélite.
"A construção, ampliação e modernização de subestações e linhas de distribuição são fundamentais para suportar o aumento da demanda e assegurar o crescimento econômico, garantindo o atendimento ao mercado, reforçando a confiabilidade e a melhoria da qualidade do fornecimento de energia dentro de elevadas condições técnicas e de segurança”, afirma José Ferraz, engenheiro responsável.

O investimento no empreendimento segue o plano da empresa de assegurar a satisfação dos clientes e a qualidade operacional. Em 2017  foram mais de R$ 121 milhões aplicados na ampliação, modernização e manutenção da rede de distribuição da Elektro.

Todas as subestações da concessionária são monitoradas remotamente a partir do Centro de Operação do Sistema (COD), localizado em Campinas. É a partir do COD, com operação 24 horas, que é feita a comunicação direta com as equipes de campo, conferindo eficácia no atendimento aos 2,6 milhões de clientes. Dessa central, também, é possível monitorar em tempo real a rede elétrica que abastece toda a área de concessão da distribuidora, e ainda, prover suporte de análise metrológica.