
Caravana Energia da Cultura chega a Araras (SP) com formação gratuita em gestão e produção cultural
Com apoio do Instituto Neoenergia, evento acontece entre 4 e 13 de julho, no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita; Inscrições encerram domingo (29)
Estão abertas as inscrições para a Caravana Energia da Cultura em Araras (SP), projeto realizado em parceria entre o Instituto Neoenergia e Cultura e Mercado, que conta com o apoio da Neoenergia Elektro. O projeto oferece formações presenciais e gratuitas para pessoas que trabalham na área da cultura na cidade e região. As inscrições podem ser feitas até o próximo domingo (29) no site da Caravana Energia da Cultura.
A formação acontecerá entre 04 e 13 de julho, com encontros nos dias 4, 5, 6, 11, 12 e 13, no Centro Cultural de Araras “Leny de Oliveira Zurita”. A Caravana, que chega pela primeira vez à cidade, propõe uma imersão de seis dias presenciais e abordará dois grandes temas: Territórios Criativos: histórico e potências locais e Fortalecendo o Território - Saberes e Sabores do fazer cultural. A iniciativa terá dois dias dedicados à articulação de território para networking e apresentações artísticas.
"Uma das premissas que guia a Caravana Energia da Cultura é a de que as atividades formativas, os momentos de troca sobre gestão cultural e os encontros entre fazedores de cultura são fundamentais para criação de redes ativas e potentes que transformam e contribuem na viabilização e implementação de novos projetos e programas culturais, nos mais diversos segmentos artísticos. Nosso intuito é ser espaço de escuta ativa pois queremos incentivar a troca de saberes e experiências, e, assim, contribuir com o fortalecimento e articulação das iniciativas de grupos e coletivos locais", afirma Larissa Biasoli, uma das coordenadoras pedagógicas do projeto e sócia do Cultura e Mercado.
“Fortalecer os fazedores de cultura é fundamental para ampliar o impacto social positivo das iniciativas que apoiamos. Reconhecemos a arte e a cultura como ferramentas de inclusão, superação de desigualdades e promoção do desenvolvimento sustentável, reafirmando nosso compromisso com a valorização da diversidade cultural e o investimento na economia criativa”, afirma Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.
Um dos destaques da Caravana Energia da Cultura é a valorização de especialistas das cidades por onde o projeto passará. Haverá especialistas locais convidados que participarão como formadores das turmas. Em Araras, o projeto contará com Carolina Kazumi, gestora cultural com atuação no audiovisual e na formação de profissionais do setor; Lívia Carmona, produtora cultural e sócia da Linha Soluções Culturais; Marília Daniel, curadora e gestora com trajetória voltada às artes visuais e à formação crítica; e Wander Sá, artista interdisciplinar e educador com atuação em projetos culturais e pedagógicos em diversas regiões do país. Ao final, os participantes que tiverem presença em pelo menos 75% das atividades receberão certificado, e poderão concorrer a cinco mentorias individuais online com profissionais especializados do Cultura e Mercado.
Apresentação cultural
No dia 6 de julho, para celebrar a passagem da Caravana Energia da Cultura 2025 em Araras, haverá a apresentação do show Raízes Sertanejas, com a Orquestra de Violeiros de Araras, em parceria com o projeto Café com Viola, da Secretaria Municipal de Cultura de Araras. A apresentação será às 10h, no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita, e é gratuita e aberta para toda a população.
A Caravana Energia da Cultura é um projeto realizado em parceria entre o Cultura e Mercado e o Instituto Neoenergia, com patrocínio da Neoenergia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet. Em 2025, o projeto já foi realizado em Mossoró (RN), Feira de Santana (BA) e Brasília (DF), áreas de concessão da Neoenergia Cosern, Neoenergia Coelba e Neoenergia Brasília, respectivamente.
Serviço:
Caravana Energia da Cultura: Formação gratuita em gestão e produção cultural
Inscrições: até 29/06/2025, no site www.caravana.culturaemercado.com.br
Data e local: Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita – Av. Ângelo Franzini, s/n – Parque Cidade Jardim, Araras – SP
- Sextas (dias 5 e 12/07): das 19h às 22h
- Sábados (dias 6 e 13/07): das 10h às 17h30 (com intervalo de almoço das 13h às 14h30)
- Domingos (dias 7 e 14/07): das 10h às 13h
Sobre os palestrantes:
Carolina Kazumi
Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e pós-graduação em Audiovisual pelo SENAC. Atua no mercado de entretenimento desde 2007, especialmente nas áreas de cultura e audiovisual. Já trabalhou com gestão cultural de projetos patrocinados por empresas como Vale, Natura e Instituto Claro. É professora convidada de cursos de pós-graduação da PUC-SP e da Academia Internacional de Cinema.
Lívia Carmona: Formada em Gestão Cultural pelo Sesc-SP, com Mestrado em Management Intercultural pela Université de Limoges, na França, onde trabalhou dentro da organização no ano da França no Brasil, em 2009. Atua há quase 20 anos no desenvolvimento de projetos culturais e socioeducativos, com ampla experiência nas áreas de produção, curadoria, planejamento estratégico e relacionamento institucional. Foi Coordenadora Cultural da Aliança Francesa de São Paulo e responsável pela administração e curadoria do Teatro Aliança Francesa por 11 anos. Desde 2017, trabalha com Leis de Incentivo à Cultura, especialmente a Lei Rouanet e o Pro-Mac, tendo também ministrado curso sobre a Rouanet pela plataforma Cultura e Mercado. Possui especialização em Psicopedagogia pela Universidade Anhembi Morumbi e é sócia da Linha Soluções Culturais, onde atua na concepção, gestão e assessoria de projetos em diversas linguagens artísticas.
Marilia Daniel: Gestora cultural, curadora e pesquisadora, atua com exposições, projetos de artes visuais e formação crítica em arte contemporânea. Tem passagens por instituições como Instituto Tomie Ohtake e Fundação Bienal de São Paulo, além de desenvolver projetos autônomos em diversas regiões do Brasil. É idealizadora de programas educativos e projetos expositivos voltados à democratização do acesso à arte.
Wander Sá: Artista interdisciplinar, educador e gestor cultural. Atua com práticas pedagógicas em arte e cultura, formação de educadores e coordenação de projetos socioculturais. Com forte atuação no interior do país, seu trabalho cruza linguagens artísticas e processos de escuta ativa, tendo passado por organizações como Instituto Arte na Rede e diversos programas de formação cidadã.