- Produtos e Soluções

Rede elétrica no entorno da Arena das Dunas é inspecionada
Neoenergia Cosern reforçou manutenções preventivas e inspeções na rede de distribuição de energia na área do Carnatal
Enquanto os foliões contam os minutos para o início do Carnatal 2025, a Neoenergia Cosern reforçou as manutenções preventivas e inspeções na rede elétrica no entorno da Arena das Dunas, na zona Sul de Natal. Nesta quinta-feira (4), equipes técnicas da distribuidora percorreram ruas e avenidas entre os bairros de Lagoa Nova e Candelária realizando a inspeção termográfica da rede de distribuição de energia elétrica na região que concentra hotéis, empreendimentos comerciais e de serviços que ficam mais movimentados durante a micareta.
A inspeção termográfica é realizada através de uma tecnologia de leitura de uma câmera com lente infravermelha instalada no topo de um veículo. Ela identifica a temperatura de cada objeto da rede elétrica naquele momento, à medida que o automóvel circula pelas ruas e avenidas. O objetivo da inspeção é identificar possíveis pontos quentes (falhas) e mitigá-los o mais brevemente possível, reduzindo riscos de ocorrências ligadas ao fornecimento de energia elétrica.
“As manutenções preventivas e as inspeções na rede elétrica no entorno da Arena das Dunas estão contempladas no nosso Plano Verão, que prevê um conjunto de ações operacionais e de segurança com foco no verão e nos grandes eventos de fim de ano. Percorremos a rede elétrica ao redor da Arena das Dunas e comprovamos, através dos nossos equipamentos que contam com tecnologia de ponta, que está tudo dentro da normalidade”, comentou Sebastião Félix, técnico especializado da Neoenergia Cosern.
Fiscalização Integrada
A inspeção da Neoenergia Cosern culminou com a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) realizada na manhã desta quinta-feira pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA/RN), junto com órgãos parceiros como o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RN), o Corpo de Bombeiros Militar (CBM/RN), o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE-RN) e a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo do Natal (SEMURB), na área do evento.
O objetivo da FPI é identificar e supervisionar possíveis riscos que podem comprometer a segurança dos foliões. A fiscalização tem como foco a verificação da conformidade técnica das estruturas montadas para o evento, como palcos, arquibancadas, camarotes, barracas, equipamentos de som, geradores de energia e instalações elétricas.