- Produtos e Soluções

Rede elétrica do Alto Oeste passa por manutenção preventiva e tem fornecimento reforçado
Ações beneficiam mais de 35 mil consumidores em Alexandria, Marcelino Vieira, Pilões e Tenente Ananias
O sistema elétrico de Alexandria, Marcelino Vieira, Pilões e de Tenente Ananias, no Alto Oeste, passou por uma manutenção preventiva entre abril e junho deste ano. As ações, realizadas pela Neoenergia Cosern, incluíram a substituição de 15 para-raios danificados por novos. Entre janeiro e junho, a foi atingida por 1.079 raios, que provocaram 106 interrupções no fornecimento de energia para cerca de 5.088 unidades consumidoras. Além dos para-raios, a distribuidora realizou a troca de 18 isoladores (estrutura que conecta os fios aos postes) e 12 chaves-fusíveis (chamadas de “canelas”) em transformadores beneficiando mais de 35 mil moradores da região.
“Nossas estruturas sentem o impacto dos raios e precisam ser substituídas rapidamente, de forma a garantir o pleno fornecimento de energia elétrica com segurança à população. Em outra frente de trabalho, fizemos um trabalho intenso de podas preventivas em árvores ao longo das redes de média e baixa tensão como forma de prevenir desligamentos intempestivos provocadas por quedas e toques de galhos sobre os fios”, explica Talles Medeiros, supervisor da Neoenergia Cosern na região.
Em março, as regiões do Alto Oeste e do Oeste foram beneficiadas com a construção de 15 novos quilômetros de redes de média tensão e a renovação de outros nove, beneficiando 40 mil clientes em Martins, São Miguel, Riacho da Cruz, Coronel João Pessoa, Venha Ver, Umarizal, Olho D´água dos Borges, Tibau e Governador Dix-Sept Rosado. O trabalho faz parte dos R$ 1,6 bilhão que a Neoenergia Cosern está investindo em todo o sistema elétrico potiguar até 2027.
Em Riacho da Cruz, no Alto Oeste, foi instalada uma nova rede elétrica de 6,5 quilômetros, com 98 postes, margeando a RN-117 que se conecta com a rede das cidades de Umarizal e de Martins. Além de garantir uma nova alternativa de fornecimento de energia, em caso de necessidade, a nova estrutura também ampliou a oferta de energia para o município de Olho D’água do Borges.
A partir da Subestação Elétrica São Miguel, que atende as cidades de Dr. Severiano, São Miguel, Cel. João Pessoa e Venha Ver está em construção uma nova rede elétrica de média tensão de nove quilômetros de extensão e 363 postes em processo de instalação para reforçar o fornecimento e flexibilidade operacional entre as cidades de Venha Ver e Coronel João Pessoa.
Em Tibau, destino litorâneo da região, a Neoenergia Cosern renovou nove quilômetros de redes e trocou 125 postes antigos por novos. No município de Governador Dix-Sept Rosado, a renovação da rede elétrica contemplou oito quilômetros e 80 postes, beneficiando comunidades rurais como Sabiá, Sombreiro, Monte Alegre e a Agrovila Nova Vida, além de uma empresa de fruticultura instalada na região.