- Produtos e Soluções

Graicy Karen, trancista de Mossoró, vence Prêmio Inspirar 2025 do Instituto Neoenergia
Graicy Karen foi consagrada campeã através de voto popular na Categoria Mulheres
A trancista mossoroense Graicy Karen da Cunha é uma das vencedoras do Prêmio Inspirar 2025, iniciativa do Instituto Neoenergia com patrocínio da Neoenergia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Essa foi a quinta edição da premiação e, de forma inédita, foi totalmente dedicada a mulheres negras para valorizar o protagonismo feminino no campo da arte e cultura em diversas regiões brasileiras. Graicy Karen foi consagrada campeã através de voto popular na Categoria Mulheres.
"Para mim foi uma grande surpresa participar do Prêmio Inspirar e ser finalista foi uma espécie de reconhecimento pelo trabalho que venho realizando. Isso tudo através de inspirações de muitas mulheres da minha região e que realizam trabalhos que transformam nossa comunidade. Eu tenho me inspirado nessas mulheres e aí está a semente que foi plantada começando a dar frutos. Um desses fruto é ser uma das mulheres premiadas no Prêmio Inspirar 2025. É uma oportunidade de crescimento. Esse reconhecimento e essa visibilidade vieram em ótima hora para inspirar mais trancistas. Espero ser inspiração para outras mulheres”, declarou Graicy Karen.
Foram contempladas 16 vencedoras, cisgênero e transgênero, que lideram projetos em 14 cidades dos estados da Bahia, São Paulo, Rio Grande do Norte e Pernambuco, além do Distrito Federal. As vencedoras dividirão a premiação de aproximadamente R$ 169 mil.
Este ano, a participação popular registrou recorde com quase 58 mil votos. Dados dessa edição mostram que 71% das localidades contempladas são do interior. Esse número comprova que, com a descentralização de recursos, o Instituto Neoenergia tem alcançado cada vez mais regiões, incluindo aquelas nas quais o acesso a oportunidades ainda é restrito.
“Esse engajamento é um reconhecimento às lideranças femininas que transformam arte em ferramenta de resistência, criação e mudança social. O recorte exclusivo para mulheres negras reafirma nosso propósito em promover a igualdade de oportunidades, ampliando o acesso à cultura. O papel do Instituto Neoenergia é contribuir no desenvolvimento socioeconômico dessas comunidades, via interiorização de investimentos, fortalecendo o ecossistema de impacto social no país e a identidade local, principalmente, em regiões remotas brasileiras”, afirma Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.
Premiação
As candidatas concorreram em duas categorias: Mulheres, para lideranças que atuam como pessoa física (13 prêmios de R$ 10 mil
Um ciclo de transformação
Inspirado no conceito do Ciclo Infinito Inspirar, o prêmio simboliza a jornada contínua de mulheres negras que fazem da arte uma ferramenta de criação e mudança social. O tema traduz-se em uma sequência simbólica de atos – inspirar, criar, resistir, realizar, empoderar, multiplicar, encantar e sonhar – representando o movimento permanente de renovação que emerge das práticas culturais protagonizadas por essas mulheres.