População da zona Norte poderá acessar serviços da Neoenergia Cosern neste sábado, 27, na Área de Lazer do Panatis

População da zona Norte poderá acessar serviços da Neoenergia Cosern neste sábado, 27, na Área de Lazer do Panatis

26/09/25

Das 10h às 14h30, a Unidade Móvel Educativa (UME), a Unidade Móvel de Atendimento e o caminhão do Projeto Energia com Cidadania estarão abertas para aulas de energia e atendimento comercial

 

A Neoenergia Cosern oferecerá serviços à população da zona Norte de Natal neste sábado (27), a partir das 10h, na Área de Lazer do Conjunto Panatis. A Unidade Móvel Educativa (UME), a Unidade Móvel de Atendimento e o caminhão do Projeto Energia com Cidadania estarão à disposição da comunidade para aulas sobre energia elétrica, eficiência energética, atendimentos comerciais diversos e troca de lâmpadas ineficientes por LED gratuitamente.

Veja como participar:

Unidade Móvel de Atendimento

A Unidade Móvel de Atendimento da Neoenergia Cosern vai focar no cadastramento das famílias que tem direito à Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). A maioria dessas famílias vive em imóveis alugados ou cedidos e não são titulares das contas de energia, o que dificulta a inserção automática na base de dados da Neoenergia Cosern e posterior concessão do benefício. Concedido pelo Governo Federal, a Tarifa Social de Energia Elétrica é destinada a consumidores de baixa renda inscritos nos programas sociais federais.

Critérios para ter direito à TSEE:

Família de baixa renda que esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, ou seja, com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário-mínimo nacional, independente de possuir ou não o benefício do Bolsa Família; 

Família de baixa renda que esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, que tenha membro familiar com doença ou patologia a qual necessite do uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos vitais; 

Família de baixa renda que tenha idoso ou pessoa com deficiência que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, por meio da Lei LOAS, com seu respectivo NB – Número do Benefício – ativo.

Os clientes também poderão acessar os seguintes serviços:

• Pedidos de novas ligações;

• Cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE);

• Atualização de cadastro;

• Troca de titularidade;

• Religação;

• Desligamento definitivo;

• 2ª via de faturas;

• Cadastramento de fatura por e-mail;

• Pagamento de faturas com cartão de débito.

Unidade Móvel Educativa (UME)

Por meio do projeto Aulas de Energia, a UME promoverá uma série de ações em prol da sensibilização do uso seguro e sustentável de energia elétrica para dar dicas no consumo de energia de forma interativa e tecnológica. No veículo, com acessibilidade para pessoas com necessidades específicas, os visitantes terão a oportunidade de conhecer todo o caminho da energia, desde a geração até as residências, e várias formas de otimizar o consumo dentro de casa de uma forma lúdica.

A UME é um ambiente equipado com materiais interativos e o aprendizado acontece por meio de atividades lúdicas, como realidade aumentada, projeção mapeada, jogos e experimentos. O caminhão da Neoenergia Cosern está adaptado com modernas tecnologias para realizar atividades pedagógicas. O veículo dispõe de um avançado mecanismo eletrônico que permite a duplicação do espaço interno, por meio de um assoalho retrátil, transformando o lugar em uma sala de aula climatizada.

Através das atividades, os visitantes também podem conhecer como funcionam as usinas eólicas, solar e hidrelétrica e têm acesso a dicas de eficiência energética na “Casa Eficiente”. Além da entrega de kits educativos aos visitantes com material informativo adequado a faixa etária do público, a fim de ajudar a fixar as informações transmitidas durante a visita. Essas iniciativas fazem parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Neoenergia Cosern, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As ações são viabilizadas em parceria com prefeituras, escolas e entidades locais.

Projeto Energia com Cidadania – Vale Luz

Os moradores da zona Norte terão a oportunidade de trocar lâmpadas ineficientes por lâmpadas de LED, realizar cadastro da fatura digital, pagamento de contas de energia e inscrição na Tarifa Social de Energia Elétrica em mais uma ação do Projeto Energia com Cidadania, da Neoenergia Cosern.  

A iniciativa integra o Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Cosern e é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com ele, a distribuidora visa incentivar o consumo consciente de energia elétrica, reduzir a conta de luz e auxiliar no processo de descarbonização em sua área de concessão. 

O uso de lâmpadas de LED traz uma série de benefícios, além de gerar economia de energia. Elas possuem maior vida útil, com duração de aproximadamente 25 mil horas, enquanto as lâmpadas fluorescentes duram, em média, 15 mil horas.

 A tecnologia também causa menos impacto ambiental. O LED não possui elementos tóxicos na sua composição, ao contrário das lâmpadas fluorescentes que possuem mercúrio. Essa substância é geradora de resíduos prejudiciais ao meio ambiente quando descartada de maneira irregular. 

Critérios para participar do Projeto Energia com Cidadania: 

· Ser cliente residencial ou rural-residencial; 

· Ser morador de comunidade popular ou estar cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE);  

· Apresentar a conta de energia do mês anterior paga;  

· Não ter débitos com a concessionária;  

· Não ter trocado lâmpadas em projetos da Neoenergia Cosern nos últimos 6 anos (limite máximo de 8 lâmpadas);  

· Entregar as lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas usadas (potência igual ou superior a 14W). 

Pagamento de contas de energia

A Neoenergia Cosern oferece, no mesmo veículo, o serviço de recebimento de contas de energia através do pagamento de cartão de crédito, débito e/ou PIX com possibilidade de parcelamento.