Neoenergia Cosern atualiza norma para edificações com múltiplas unidades consumidoras

Neoenergia Cosern atualiza norma para edificações com múltiplas unidades consumidoras

25/09/25

Entre as principais atualizações estão as novas regras para estações de recarga de veículos elétricos

 

As regras de fornecimento de energia elétrica para edificações com múltiplas unidades consumidoras, como condomínios e vilas, por exemplo, foram atualizadas pela Neoenergia Cosern. A distribuidora apresentou as principais mudanças da Norma DIS-NOR-053 em reunião realizada nesta quinta-feira (25), na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN), em Natal.

A nova versão do documento foi desenvolvida com base em contribuições relevantes das distribuidoras do Grupo Neoenergia e do mercado imobiliário dos estados de atuação da empresa - Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF).

“O objetivo dessa atualização é aprimorar as regras de ligação para edificações de uso coletivo, incorporando simplificações e evoluções que atendem às novas demandas do setor. Entre as principais atualizações estão as novas regras para estações de recarga de veículos elétricos, entre outras, tão importantes quanto”, destaca Júlio Giraldi, superintendente de Relacionamento com Clientes da Neoenergia Cosern.

Além das alterações técnicas, esse novo documento foi reestruturado com textos mais claros e objetivos, facilitando a compreensão dos temas abordados.

A atualização foi apresentada ao presidente do CREA-RN, Roberto Wagner Costa Fernandes; conselheiros do órgão em nível regional e federal; representantes do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Natal e Mossoró); filiados ao Sindicato dos Síndicos; integrantes da Associação Potiguar de Energias Renováveis (APER) e técnicos do Sebrae-RN.


Principais atualizações

Estações de Recarga para Veículos Elétricos
Inclusão de critérios específicos para o cálculo da demanda dessas estações, além da definição de padrões seguros para sua conexão em garagens;

Limites de Demanda em Baixa Tensão
Ajuste nos limites de demanda para fornecimento em baixa tensão, visando simplificar os padrões de entrada em empreendimentos com cargas moderadas;

Condutores para Ramais de Baixa Tensão
Revisão completa do dimensionamento dos condutores, promovendo maior precisão técnica e adequação às novas faixas de demanda.

Versão atualizada

Acesse a Norma DIS-NOR-053 clicando aqui.