
Neoenergia Cosern, Ambipar e Heineken Spin: parceria traz a coleta do vidro para o projeto Vale Luz
Iniciativa entre as empresas permite que o vidro seja mais um dos materiais aceitos pelo projeto da distribuidora
A partir desta quinta-feira (24), os potiguares também poderão trocar vidro por desconto na fatura de energia. O projeto Vale Luz passará a receber esse resíduo, fruto da parceria entre a Neoenergia Cosern, Ambipar – multinacional brasileira líder global em soluções ambientais, e a Heineken Spin. O valor pago por quilograma de vidro coletado será de R$ 0,15. Diversos tipos de vidro, a exemplo de garrafas de bebidas, serão aceitos. Essa iniciativa visa contribuir com a mudança do comportamento do consumidor para o descarte responsável de embalagens, promovendo ainda a circularidade do vidro localmente e o benefício social, já que o material será convertido em desconto na fatura de energia dos clientes da Neoenergia Cosern.
Para participar, o cliente deve separar o vidro – que precisa estar limpo e seco –, informar o código do cliente (localizado no canto superior direito da conta de energia) e entregá-lo em um dos pontos fixos de atendimento do projeto ou nas ações itinerantes em Natal, Parnamirim ou São Gonçalo do Amarante. A parceria entre as empresas fortalece e traz maior capilaridade ao projeto Vale Luz, que integra o Programa de Eficiência Energética da distribuidora, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
“Quando grandes marcas e instituições se unem em prol de um objetivo comum, toda a sociedade é beneficiada. A parceria com a Heineken e Ambipar vai além. Envolve, também, a população em busca do desenvolvimento da consciência ambiental e de um futuro sustentável”, destaca João Paulo Rodrigues, diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Neoenergia.
Além dos consumidores que entregam vidro para obter desconto na conta de energia, os catadores de materiais recicláveis também podem participar da ação e receber o valor correspondente ao material descartado no projeto. A ideia é que os catadores recebam mais pelo resíduo que descartam, o mesmo valor praticado pela indústria – que é repassado integralmente aos participantes.
“A inclusão do vidro como mais um resíduo aceito no Vale Luz reflete nosso compromisso em ampliar as opções de descarte sustentável e promover a conscientização ambiental. Ao viabilizar a troca por desconto na fatura de energia, buscamos facilitar a adesão dos potiguares a práticas mais responsáveis e contribuir para a construção de um futuro mais verde para todos. Atualmente, no projeto Vale Luz, temos 168 catadores cadastrados que entregam regularmente garrafas PET e latas de alumínio, recebendo aproximadamente R$ 0,10 (dez centavos) por latinha”, afirma Ana Mascarenhas, superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia.
Logística reversa do Grupo Heineken no Rio Grande do Norte
Por meio da parceria, será realizada a logística reversa e a destinação correta das embalagens pós-consumo de vidro, que agora podem ser coletadas pelo projeto Vale Luz nos três municípios (Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante). Esse ciclo completo de sustentabilidade possibilita o descarte responsável do vidro. O vidro, material amplamente presente no cotidiano, tem grande potencial de reciclagem, embora apenas 25% de todo o vidro produzido no Brasil seja reciclado atualmente.
“Atuamos há quase três décadas focados em soluções ambientais, com o objetivo de ajudar outras empresas a cuidarem do planeta, aliando meio ambiente e desenvolvimento econômico. E, há mais de 25 anos com a reciclagem do vidro. Com essa nova parceria, estamos otimistas em promover a logística reversa desse tipo de resíduo no Rio Grande do Norte, incentivando o descarte de forma adequada para que seja reinserido efetivamente no ciclo produtivo. E assim, reduzir desperdícios e o impacto ambiental”, explica Felipe Cury, head de pós-consumo da Ambipar.
Materiais aceitos pelo Projeto Vale Luz
Vidro;
Papel e Papelão: jornais, revistas, cadernos e caixas;
Plásticos: PET (embalagens de detergente, garrafas PET e sacolas);
Metal: latas de alumínio (refrigerante, cerveja, suco), latas de aço, latas de produtos alimentícios (leite em pó e conservas), aerossol desodorante, alumínio grosso e ferro;
Óleo Vegetal: óleo de soja, canola, girassol, gergelim, amendoim, milho, coco, algodão e mamona;
Eletrônicos: CPU com placa mãe, televisores, monitores, celulares, impressoras e copiadora;
Baterias: o material deve estar limpo e seco na hora da troca e serão aceitas apenas baterias de veículos automotivos.
Veja onde trocar resíduos sólidos por descontos
Tendas do Vale Luz
Parnamirim
Dias: Segunda-feira a Sábado (exceto feriados) – Das 8h às 18h (segunda a sexta) e das 8h às 14h (sábado)
Endereço: Av. Pres. Getúlio Vargas, 1010 – Posto Pinheiro Borges
São Gonçalo do Amarante
Dias: Segunda-feira a Sábado (exceto feriados) – Das 7h às 19h (segunda a sábado)
Endereço: Av. Dr. Ruy Pereira dos Santos, 258 – SuperFácil Atacado
Quintas
Dia 31/10 – Das 9h às 15h
Endereço: Rua São Geraldo, em frente ao Mercado Público
Lagoa Azul
Dia 29/10 – Das 9h30 às 15h30
Endereço: Rua dos Violeiros, 920 – Associação dos Amigos do Nova Natal
Extremoz
Dia 25/10 – Das 9h30 às 15h30
Endereço: Iraque
Candelária
Dia 26/10 – Das 9h às 15h
Endereço: BR-101 S/N - Supermercado Carrefour Zona Sul
Pitimbu
Dia 26/10 – Das 9h30 às 15h30
Endereço: Rua dos Pintassilgos, S/N - Super Box Supermercados
TJRN - Natal
Dia 31/10 – Das 9h30 às 15h30
Endereço: Av. Jerônimo Câmara, 2000 – Nossa Sra. De Nazaré
Mãe Luiza
Dia 28/10 – Das 9h30 às 15h30
Endereço: Rua João XXIII, S/N - Centro Social Pastoral Nossa Senhora da Conceição
Potengi (Conj. Santa Catarina)
Dia 29/10 – Das 9h às 15h
Endereço: Av. Florianópolis (Canteiro Principal)
Emaús 1
Dia 31/10 – Das 9h às 15h
Endereço: Entrada para o CATRE - Conj. Habitacional Eduardo Gomes
Emaús 2
Dia 30/10 – Das 9h às 15h
Endereço: Rua Aeroporto de Petrolina – Ao lado da Praça Aluísio Alves
Macaíba
Dia 25/10 – Das 9h às 15h
Endereço: Dona Emília, 66
Santos Reis - Natal
Dia 28/10 – Das 9h às 15h
Endereço: Praça Eng. Wilson Miranda – Santuário de Santos Reis