Presidente da Neoenergia Cosern, Fabiana Lopes, durante cerimônia de acordo na Caern

Mais de 107 mil natalenses serão beneficiados com acordo entre Neoenergia Cosern e Caern

26/09/23

Moradores dos bairros de Lagoa Seca, Alecrim, Quintas, Bairro Nordeste, Dix-Sept Rosado e Bom Pastor serão beneficiados

Natal (RN), 26 de setembro de 2023

Mais de 107 mil natalenses divididos em seis bairros da capital potiguar serão beneficiados com um acordo firmado nesta terça-feira (26) entre a Neoenergia Cosern e Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). O projeto, previsto para iniciar em janeiro de 2024, irá contemplar a eficientização do sistema motriz (bomba, motor e inversor de frequência) da Estação Elevatória Lagoa Nova I da Caern que abastece os bairros de Lagoa Seca, Alecrim, Quintas, Bairro Nordeste, Dix-Sept Rosado e Bom Pastor.

Serão substituídos dois conjuntos moto-bomba obsoletos por outros mais modernos e eficientes, incluindo a automação do sistema. Com a modernização dos equipamentos, é prevista uma economia de energia de 385,23 MWh/ano, perfazendo redução de quase 26% no consumo de energia da unidade consumidora e queda de demanda na ponta de 54,84 kW. Em termos financeiros, deverão ser economizados mais de R$ 210 mil por ano na fatura de energia da Caern.

Essas ações beneficiam não somente a instituição, mas toda a sociedade potiguar e comprova o comprometimento da Neoenergia Cosern com a eficientização do parque elétrico do Rio Grande do Norte”, afirma Fabiana Lopes, diretora-presidente da Neoenergia Cosern.

Macaíba

Em 2021, a Neoenergia Cosern doou um novo conjunto moto-bomba para a Estação Elevatória da Caern em Macaíba, na região metropolitana. Foi realizado o retrofit de uma bomba d’água e de um motor de acionamento, que estavam obsoletos e com baixo rendimento, por um conjunto moto-bomba mais eficiente e redimensionado de acordo com a carga local. Além disso, foi realizada a automação do funcionamento desse sistema.

O projeto auferiu uma economia de energia de 783,31 MWh/ano, com queda média diária do consumo de energia pela unidade em torno de 33% e uma redução de demanda na ponta de 126,78 kW.  Em questões financeiras, a Caern obteve um benefício econômico de R$ 441 mil por ano.