Nova turma de eletricistas é formada pela Neoenergia Cosern em parceria com o Senai-RN

Nova turma de eletricistas é formada pela Neoenergia Cosern em parceria com o Senai-RN

10/09/25

Com a certificação em mãos, esses profissionais estão aptos a trabalhar em qualquer empresa do setor elétrico nacional

Após seis meses de aulas teóricas, práticas e muito estudo coletivo e individual, 26 homens e mulheres foram diplomados eletricistas de redes de distribuição de energia elétrica em cerimônia realizada nessa quarta-feira, 10, na sede da Neoenergia Cosern, em Natal. Eles e elas integraram a 20ª Turma da Escola de Eletricistas da Neoenergia Cosern, projeto desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RN). Com a certificação em mãos, esses profissionais estão aptos a trabalhar em qualquer empresa do setor elétrico nacional.

“A formatura da 20ª turma da Escola de Eletricistas é um marco para a nossa companhia. Esse projeto é tão relevante que em menos de sete anos de existência aqui no Rio Grande do Norte formou mais de 470 alunos. Desses, 126 são mulheres. A Escola de Eletricistas é um projeto reconhecido pela Organização das Nações Unidas em virtude da grande transformação que proporciona, oferecendo oportunidades através da formação profissional. Esse sucesso não seria possível sem a parceria com o SENAI-RN”, destaca Fabiana Lopes, diretora-presidente da Neoenergia Cosern.

Formação

Os cursos da Escola de Eletricistas da Neoenergia são gratuitos e realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) nos estados nos quais a Neoenergia possui concessão de distribuição de energia elétrica. Em São Paulo, a formação também é oferecida pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT).  As aulas são divididas entre teóricas e práticas, possibilitando uma formação completa para os alunos. Todas as pessoas com idade acima de 18 anos, Ensino Médio Completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) podem se inscrever.

A Escola de Eletricistas da Neoenergia foi criada em 2013, na Elektro, em São Paulo. A iniciativa foi pioneira no setor elétrico ao criar turmas para mulheres, a fim de promover a diversidade e a inclusão.