Estaleiro Atlântico Sul adere ao Vale Luz e reforça elo entre eficiência energética, indústria, meio ambiente e ação social

22/10/25

Primeira entrega da empresa arrecada 913 quilos de recicláveis e gera mais de R$ 6,3 mil em desconto na conta de energia, repassado ao abrigo que acolhe idosos em Escada.

 

Em um movimento que une eficiência energética, responsabilidade ambiental e impacto social, o Estaleiro Atlântico Sul acaba de integrar o Projeto Vale Luz, iniciativa da Neoenergia Pernambuco, regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O programa transforma resíduos recicláveis em descontos na conta de energia, e a entrada do maior Estaleiro da América Latina marca um novo patamar de engajamento empresarial em ações sustentáveis no Estado por meio do projeto.

Logo na primeira visita do Vale Luz ao Estaleiro, foram arrecadados 913 quilos de materiais recicláveis, convertidos em mais de R$ 6,3 mil em abatimento na fatura de energia. O desconto foi integralmente repassado ao Abrigo Monsenhor João Rodrigues de Carvalho, em Escada, que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade. Com o gesto, caso mantenha o histórico de consumo, a instituição deve passar cerca de seis meses sem pagar energia, o que contribuirá diretamente para a manutenção e melhorias do abrigo.

A parceria entre o Estaleiro Atlântico Sul e a Neoenergia Pernambuco revela como indústria e distribuidora podem atuar como agentes catalisadores de transformação social, ao mesmo tempo em que contribuem para a correta destinação de resíduos e a promoção da eficiência energética.

“O Projeto Vale Luz é uma ponte entre sustentabilidade, eficiência energética, economia e solidariedade. A participação do Estaleiro Atlântico Sul demonstra que empresas de grande porte podem se tornar aliados estratégicos na promoção de um futuro mais justo, ao mesmo tempo em que ajudam a preservar o meio ambiente com a eficiência energética e fortalecem instituições que atuam na linha de frente do cuidado social em Pernambuco”, afirma Artur Costa, supervisor de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco.

"O Estaleiro Atlântico Sul reafirma seu compromisso com a sustentabilidade ao apoiar o Programa Vale Luz — uma iniciativa que permite que empresas como o EAS contribuam ativamente para a melhoria da qualidade de vida das comunidades. Com essa parceria, buscamos fortalecer o espírito de voluntariado entre nossos colaboradores e incentivar o engajamento em causas socioambientais. Temos orgulho em ser agentes de transformação, promovendo um futuro mais justo e sustentável para todos", afirmou Tanielle Cavalcanti, diretora do EAS.

A adesão do Estaleiro ao projeto da Neoenergia Pernambuco reforça a vocação do setor produtivo para liderar iniciativas que extrapolam os limites da operação industrial. Ao transformar resíduos em recursos para organizações sociais, o Vale Luz consolida-se como uma ferramenta de inclusão e sustentabilidade, acessível a empresas, instituições e cidadãos.

Mais do que uma ação pontual, o projeto representa uma mudança de paradigma: mostra que é possível alinhar consumo consciente, gestão eficiente de recursos e apoio a causas sociais em uma mesma estratégia. A Neoenergia Pernambuco, por meio do Vale Luz, amplia o alcance da iniciativa e prova que, quando há propósito, até o descarte pode gerar valor.