- Produtos e Soluções

Reajuste e Revisão Tarifária
O Reajuste Tarifário e a Revisão Tarifária são processos estabelecidos pela ANEEL e que buscam estimular a eficiência da qualidade do serviço de distribuição de energia elétrica.
Para saber mais sobre esses dois processos e esclarecer todas as suas dúvidas, confira abaixo o “Perguntas e Respostas” que preparamos para você.
A sua conta de energia é composta por custos que englobam desde a geração de energia até a chegada dela na sua casa. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) atualiza anualmente o valor cobrado nessa tarifa para cobrir os custos totais, e essa atualização é conhecida por Reajuste Tarifário. Ele tem por objetivo a atualização dos valores para preservar o equilíbrio econômico e financeiro do contrato de concessão e viabilizar todo o funcionamento do setor.
É um processo que acontece a cada 4 ou 5 anos, em que é feita uma revisão dos valores das tarifas de energia elétrica que são cobradas pelas distribuidoras de energia elétrica, determinado após avaliação realizada pela ANEEL. Leva em consideração as mudanças dos valores de mercado, podendo aumentar ou diminuir as tarifas com o objetivo de torná-la mais justa e equilibrada.
A revisão leva em consideração também os investimentos prudentes e custos eficientes, comparando-os com os de outras distribuidoras semelhantes no setor elétrico.
A revisão leva em consideração também os investimentos prudentes e custos eficientes, comparando-os com os de outras distribuidoras semelhantes no setor elétrico.
Não. Os reajustes anuais de tarifas só ocorrem nos anos situados entre as revisões tarifárias periódicas.
No ano da revisão periódica, é feito o reposicionamento das tarifas, que se baseia em regras diferentes daquelas aplicadas ao reajuste tarifário.
No ano da revisão periódica, é feito o reposicionamento das tarifas, que se baseia em regras diferentes daquelas aplicadas ao reajuste tarifário.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que é responsável pela regulamentação do setor elétrico no país.
Sim. Eles estão previstos em lei e nos contratos de concessão das distribuidoras de energia.
Os dois possuem o objetivo de que os valores e serviços sejam justos para ambos os lados e que o consumidor possa receber energia de qualidade em sua casa. A revisão por exemplo, incentiva as concessionárias a reduzir custos e ser mais eficiente na prestação dos serviços.
2025-04-30
Lojas de atendimento da Neoenergia Pernambuco estarão fechadas nesta quinta-feira (1º), em todo o Estado
2025-04-29
Aneel define novas tarifas de energia para os pernambucanos
2025-04-29
Indígena pernambucana conquista medalha de bronze no Sul-Americano de Atletismo, em Mar del Plata, na Argentina
2025-04-28
Bandeira tarifária em maio será amarela; veja como economizar na conta de energia e evitar o impacto no orçamento
2025-04-24