Vai usar o 13º salário para reformar sua casa? Confira as dicas de segurança

Vai usar o 13º salário para reformar sua casa? Confira as dicas de segurança

30/10/25

A Neoenergia Coelba reuniu orientações essenciais para garantir a segurança de quem vai reformar

 

Com a chegada do 13º salário no final deste mês, muitas famílias aproveitam o recurso extra para realizar aquela sonhada reforma ou construção. Mas antes de começar a obra, é importante redobrar os cuidados com a rede elétrica. Acidentes durante reformas ainda estão entre as principais causas de ocorrências graves envolvendo eletricidade na Bahia, e podem ser evitados com medidas simples. 

Pensando nisso, a Neoenergia Coelba reuniu orientações essenciais para garantir a segurança de quem vai reformar, seja o morador, o pedreiro ou o empreiteiro responsável pela obra.

“Sabemos que o fim do ano é um período em que muitas famílias aproveitam o 13º salário para realizar reformas, mas é justamente nesse momento que os cuidados com a segurança devem ser redobrados. Nosso compromisso é orientar e conscientizar para evitar acidentes que podem ser graves e, muitas vezes, evitáveis com medidas simples”, reforça Rosy Menezes, gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Coelba. 

Dicas importantes antes de iniciar a reforma 

Respeite a distância da rede elétrica: paredes, janelas e sacadas devem ser erguidas a pelo menos 2,5 metros de distância dos cabos. O mesmo vale para escadas e andaimes, que jamais devem tocar ou se aproximar dos fios.

Jamais mexa na fiação: se precisar afastar cabos ou ajustar a rede durante a obra, entre em contato com a Neoenergia Coelba pelo 116. Apenas equipes autorizadas podem fazer esse tipo de serviço.

Evite o uso de materiais metálicos próximos à rede: vergalhões, réguas de alumínio e barras de ferro conduzem energia. O ideal é utilizar materiais isolantes e manter distância dos cabos.

Contrate profissionais qualificados: eletricistas e pedreiros experientes reduzem o risco de acidentes. E lembre-se de verificar o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), como capacete, óculos, luvas e botas.

Cuidado com crianças e curiosos: mantenha o acesso restrito a áreas em obra e redobre a atenção em casas com crianças.

Instalação de antenas: atenção redobrada

Durante as reformas, é comum aproveitar para instalar antenas novas. Nesse caso, o alerta é o mesmo: mantenha distância segura da rede elétrica. Em dias de vento ou chuva, há risco de o equipamento cair sobre os cabos.

Caso isso aconteça, nunca tente segurar ou recolocar a antena — acione imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) ou o atendimento da Neoenergia Coelba (116).