- Produtos e Soluções

Neoenergia Coelba inicia força-tarefa para remover cabos irregulares de telefonia e internet em Ilhéus
Operadoras irregulares terão os seus cabos removidos pela distribuidora para diminuir poluição visual na cidade
A força-tarefa realizada pela Neoenergia Coelba para remover os cabos de telefonia e internet instalados irregularmente nos postes da distribuidora em Ilhéus teve início nesta segunda-feira (1º). A Operação Gatonet será reforçada na cidade e tem como objetivo diminuir a poluição visual na cidade e garantir maior segurança à população e ao fornecimento de energia. Os provedores ilegais podem se regularizar por meio do formulário a seguir: Link.
As operadoras que atuam de maneira regular na cidade foram comunicadas sobre a operação para que realizem os ajustes necessários em seus equipamentos e não tenham o serviço de internet interrompido. A força-tarefa foi alinhada com a Prefeitura e Câmara Municipal de Ilhéus.
O gatonet são as empresas que não possuem contrato para este compartilhamento e não seguem os critérios técnicos e de segurança para instalar os seus cabos nos postes, provocando o emaranhado de fios encontrado em diversos pontos de Ilhéus. Além disso, as empresas também não realizam a devida manutenção nos equipamentos, podendo deixar fios soltos e com risco de acidente para a população. Durante a Operação Gatonet, essas fiações serão removidas pela distribuidora.
O compartilhamento dos postes entre a distribuidora e as operadoras de telefonia e internet é determinado pelas Resoluções Conjuntas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP). De acordo com as resoluções, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas, realizar as manutenções devidas em seus equipamentos e atender às normas técnicas e comerciais específicas.
A Neoenergia Coelba ressalta que o objetivo da distribuidora não é prejudicar a população ou as empresas que prestam serviços de telefonia e internet, mas garantir a segurança dos ilheenses e diminuir o emaranhado de fios.