- Produtos e Soluções

Neoenergia Coelba realiza Operação Gatonet nos circuitos de Carnaval e festejos de Iemanjá
Distribuidora irá remover cabos de telefonia e internet instalados irregularmente e que representam riscos para a população
Para garantir a segurança dos foliões e evitar interrupções de energia, a Neoenergia Coelba irá realizar a Operação Gatonet nos circuitos de Carnaval de Salvador. Nesta semana, a distribuidora está atuando no Rio Vermelho, devido aos festejos de Iemanjá, e até o início da Festa de Momo irá percorrer as principais vias de acesso aos circuitos Dodô e Osmar para remover os cabos de telefonia e internet instalados irregularmente nos postes.
No total, cerca de 500 postes serão fiscalizados pelos profissionais da distribuidora. Além das vias que compõem os circuitos oficiais, as ruas adjacentes também passarão por vistorias da Neoenergia Coelba. A empresa também está intensificando as ações para os Carnavais de Bairro.
A Operação Gatonet faz parte do conjunto de iniciativas da Neoenergia Coelba para garantir o fornecimento de energia para a maior festa de rua do mundo. Para o Verão e Carnaval, a distribuidora investiu R$ 294 milhões em obras estruturantes, como a substituição da rede elétricas Avenidas Garibaldi, Milton Santos e Rua Afonso Celso. Além disso, a empresa estará com profissionais dedicados, 24 horas por dia, para atuar com agilidade em qualquer necessidade.
Cerca de 50 toneladas de cabos removidos em 2026
Nos primeiros vinte dias do ano, a Neoenergia Coelba já removeu 50 toneladas de cabos irregulares de telefonia e internet na Bahia. O número foi alcançado por meio da Operação Gatonet, com foco em diminuir a poluição visual no estado. Mais de 40 cidades receberam a iniciativa, que no ano passado removeu mais de um milhão de quilos de cabos no estado.
Responsabilidades
A Neoenergia Coelba ressalta que o compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado pelas Resoluções Conjuntas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP). De acordo com as Resoluções, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas, realizar as manutenções devidas em seus equipamentos e atender às normas técnicas e comerciais específicas.