Festejos Senhor do Bonfim: sistema elétrico do Comércio ao Bonfim recebe reforço

Festejos Senhor do Bonfim: sistema elétrico do Comércio ao Bonfim recebe reforço

09/01/25

Distribuidora ampliou as ações preventivas de manutenção da rede elétrica para assegurar maior confiabilidade ao fornecimento de energia 
 

Nesta quinta-feira (09), acontece a 1ª novena ao Senhor do Bonfim, marcando o início dos festejos que, neste ano, também celebram os 280 anos da chegada da imagem de cristo a Salvador. Serão 10 dias de celebrações, incluindo procissões marítimas, apresentações musicais e novenas, culminando na tradicional Lavagem do Bonfim, no dia 16 de janeiro. Para assegurar a confiabilidade do fornecimento de energia durante o evento, a Neoenergia Coelba intensificou as manutenções preventivas na rede elétrica do Comércio ao Bonfim. Mais de 250 quilômetros de rede elétrica foram inspecionados, e cerca de 175 equipamentos passaram por manutenção.  

O trecho que vai do Comércio à Igreja do Bonfim é atendido por duas subestações, que, além das ações rotineiras de manutenção, receberam reforço no monitoramento para atuação imediata em caso de intercorrências. Nos meses que antecederam os festejos, a Neoenergia Coelba realizou estudos e reconfigurações nessas estruturas, que reduzem a tensão da energia proveniente das transmissoras. Na mesma região, estão em operação 10 sistemas automatizados Self-Healing, uma tecnologia avançada capaz de detectar, avaliar e restabelecer o fornecimento de energia em segundos, minimizando impactos causados por interferências externas, como quedas de árvores, animais ou objetos lançados na rede.  

“O acompanhamento dos festejos populares faz parte de um planejamento estratégico que iniciamos há meses focado no período do verão. Trabalhamos para garantir a segurança e a eficiência no fornecimento de energia, tanto para os moradores quanto para os turistas que participam das celebrações. Na Operação Verão investimos mais de R$ 276 milhões no sistema elétrico, para assegurar a confiabilidade na prestação do serviço e contamos com reforço de equipes de campo e no centro de operação para monitorar o sistema e garantir mais disponibilidade no fornecimento de energia”, afirma Thiago Martins, superintendente de Operações da Neoenergia Coelba. 

 Ordenamento de cabos 

A Neoenergia Coelba também intensificou as ações de ordenamento de cabos ao longo do trajeto da procissão até a Igreja do Senhor do Bonfim. A distribuidora fiscaliza e ajusta a conformidade das empresas que utilizam os postes da rede elétrica, além de remover travessias irregulares – conexões inadequadas entre redes ou linhas de telecomunicações. Essas medidas garantem que todos os cabos de telecomunicações e internet estejam na altura regulamentada e atendam aos padrões técnicos exigidos.  

Reforço de equipes e monitoramento em tempo integral 

Além das ações preventivas, a Neoenergia Coelba ampliou o efetivo técnico em 160% na Cidade Baixa, com equipes de prontidão para atuação rápida em caso de ocorrências. Durante as celebrações, o sistema elétrico será monitorado 24 horas por dia pelo Centro de Operações Integradas da Neoenergia Coelba. O monitoramento conta com os equipamentos automatizados instalados na rede de alta tensão, permitindo uma pronta resposta a possíveis interferências e agilizando o restabelecimento da energia, caso necessário.