Comunidade e clima: Neoenergia Coelba apoia a Carta de Direitos Climáticos do Território do Nordeste de Amaralina

Comunidade e clima: Neoenergia Coelba apoia a Carta de Direitos Climáticos do Território do Nordeste de Amaralina

31/10/25

Iniciativa tem como objetivo divulgar os compromissos da comunidade do Nordeste de Amaralina para o combate as mudanças climáticas 


A mudança climática é uma realidade que atinge toda a sociedade: dos grandes centros urbanos às comunidades periféricas. Para combater o impacto do clima, os moradores do Nordeste de Amaralina lançarão, no próximo sábado (1º), a Carta de Direitos Climáticos do Território, que foi construída pela própria comunidade local e integra o movimento global promovido pelo The Climate Reality Project. A Neoenergia Coelba é uma das parceiras da iniciativa. 

A carta tem como objetivo promover a transformação socioambiental do território por meio de ações integradas que enfrentem as desigualdades socioambientais, estimulam a sustentabilidade local e garantem o desenvolvimento comunitário com foco em educação ambiental, inclusão social e geração de trabalho e renda. 

A Carta será a única da Bahia a ser apresentada na COP30, que acontecerá em Belém, no próximo mês. Quem levará essa representação será Tiago Souza, coordenador da Carta Climática do Nordeste de Amaralina e líder baiano do Climate Reality Project, reforçando o protagonismo comunitário baiano no debate climático global. “Levar a voz da nossa comunidade para a COP30 é reafirmar que justiça climática começa nos territórios. O Nordeste de Amaralina está mostrando ao Brasil e ao mundo que as periferias são capazes de propor soluções reais”, destaca Tiago Souza.

A Neoenergia Coelba, que tem a sustentabilidade como um dos seus pilares de atuação, está apoiando a iniciativa e participará do evento com alguns de seus projetos que possuem viés socioambiental, o Vale Luz e a Unidade Móvel Educativa. A Secretaria Municipal de Sustentabilidade (SECIS) também apoia a iniciativa da Carta de Direitos Climáticos do Nordeste de Amaralina. 

“Ações como esta modificam realidades e engajam pessoas em prol de um objetivo comum. Nós, da Neoenergia Coelba, acreditamos que essas iniciativas convergem com os objetivos da distribuidora em promover um crescimento sustentável na sua área de atuação. Por isso, estamos apoiando a iniciativa e a intenção é levá-la a mais comunidades populares, em parceria com a The Climate Brasil”, destaca Ana Mascarenhas, superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia. 

Sobre o evento
Data e horário: Sábado (1º de novembro), das 09h às 12h
Local: Espaço Colabore (Parque da Cidade)
Objetivo: Apresentar a Carta de Direitos Climáticos elaborada pela população do Nordeste de Amaralina, resultado das ações propostas pelo The Climate Reality Project.