Neoenergia promove reordenamento de rede em 42 ruas da cidade de Garanhuns

Neoenergia promove reordenamento de rede em 42 ruas da cidade de Garanhuns

03/07/25

Técnicos da distribuidora farão a retirada de cabos de telecomunicações e caixas de internet instalados de forma irregular ou fora dos padrões de segurança, durante este mês de julho

 

A Neoenergia Pernambuco inicia, nesta semana, uma nova etapa de ordenamento de rede em Garanhuns, no Agreste do Estado. Ao todo, 42 ruas da cidade passarão por ações de retirada de equipamentos de telecomunicações instalados de forma irregular ou fora dos padrões técnicos e de segurança nos postes da distribuidora. O objetivo é garantir mais segurança para a população e melhorar a qualidade do fornecimento de energia elétrica na região.

A operação integra um conjunto de medidas contínuas da distribuidora. Somente no primeiro semestre de 2025, aproximadamente 60 toneladas de cabos irregulares foram retiradas de cerca de 13,5 mil postes no Estado. Técnicos da empresa também removeram mais de mil caixas de internet clandestinas, fixadas sem autorização nas estruturas. A presença desse tipo de equipamento compromete o funcionamento do sistema elétrico e pode causar acidentes, curtos-circuitos e até incêndios em postes.

A manutenção dos fios de telefonia e internet é de responsabilidade das próprias operadoras, que são proprietárias dos cabos. A atuação da Neoenergia Pernambuco tem caráter preventivo, buscando preservar a segurança das pessoas e do sistema elétrico. A distribuidora intervém em duas situações: quando os cabos são lançados por empresas que atuam de forma clandestina, sem autorização ou sem seguir os padrões técnicos exigidos; e quando operadoras credenciadas deixam de realizar a manutenção necessária, expondo a rede a riscos.

“A instalação de redes de telecomunicações de forma irregular pode provocar acidentes com a população, incêndios em postes e interferências na qualidade do fornecimento de energia. Isso sem contar com a poluição visual causada pelo emaranhado de fios. Por isso é sempre importante que as pessoas contratem empresas que possuam cadastro junto à Neoenergia. A lista está disponível no nosso site, o www.neoenergia.com/pernambuco”, destacou Fábio Barros, gerente de Operações da Neoenergia Pernambuco.

Nos últimos anos, a empresa tem intensificado as ações de ordenamento. Foram retiradas 244 toneladas de cabos entre 2022 e 2024 — 70 toneladas em 2022, 70 em 2023 e 104 em 2024. Em 2025, 27 municípios já foram atendidos nos primeiros seis meses. A expectativa é que o número aumente na segunda metade do ano.

Para estimular a regularização, a Neoenergia Pernambuco tem buscado maior aproximação com as operadoras de telecomunicações. A distribuidora criou um canal direto de atendimento, por meio do e-mail compartilhamento.infra@neoenergia.com, para que empresas que ainda atuam de forma irregular possam se regularizar junto à concessionária.

Confira as ruas que receberão as equipes da Neoenergia, em Garanhuns: Beco do Bispo, Av. Bom Pastor, Av. Liberdade, Av. Deolinda Silvestre Valença, Av. Djalma Dutra, Av. Duque de Caxias, Av. Frei Caneca, Av. Júlio Brasileiro, Av. Profa. Júlia Brasileiro Vila Nova, Av. Rui Barbosa, Av. Santa Teresinha, Av. Simoa Gomes, Praça João Pessoa, R. Cap. Pedro Rodrigues, R. Cap. Tomás Maia, R. Cel. Antônio Souto, R. Dantas Barreto, R. Darci Medeiros, R. David Jorge Rodrigues, R. Dom Manoel de Paiva, R. Dr. Lito De Azevedo, R. Dr. Marcelo Antônio Fernandes, R. Ebenezer Furtado Queiroz, R. Ernesto Dourado, R. Ernesto Nazaré, R. Gaspar de Lemos, R. Gervásio Pires, R. Isaías Bezerra, R. Luíz Burgos, R. Oscar Francisco da Silva, R. Padre Agobar Valença, R. Prof. Manoel Lustosa dos Santos, R. Quinze de Novembro, R. Rad. Flauberto Elias, R. São Vicente, R. Sebastião Paes de Melo, R. Serra Branca, R. Sarg. Evandro Marcílio, Rua Gervasio Pires, Rua Maria Dea Lima Couto Soares, Rua Quinze de Novembro e R. Euclides Maurício da Silva.