- Produtos e Soluções

Micareta: Neoenergia Coelba reforça dicas de segurança para curtir a festa em Feira de Santana
Distribuidora alerta para os riscos do uso de serpentinas metálicas e dá orientações para evitar acidentes com a rede elétrica durante o evento
A Micareta de Feira de Santana, uma das maiores festas populares da Bahia, movimenta milhares de foliões nesta semana. Em meio à animação dos trios elétricos e à multidão que toma as ruas da cidade, os foliões e comerciantes que se preparam para curtir ou trabalhar nos circuitos da festa devem ficar atentos a um aspecto muitas vezes negligenciado: a segurança elétrica. O alerta parte da Neoenergia Coelba, que reforça a importância de medidas preventivas para evitar acidentes envolvendo a rede elétrica.
Entre as principais recomendações, está a proibição do uso de serpentinas metálicas. O item, bastante comum em festas de rua, é vedado por lei estadual por representar alto risco de choque elétrico quando lançado próximo à fiação. Como são feitas de material condutor, as serpentinas podem causar curto-circuito ao entrarem em contato com a rede, além de colocar em risco a vida de quem as manipula. A nova legislação já está em vigor e o descumprimento da norma resultará na aplicação de multa entre R$ 5 mil e R$ 100 mil, a depender do porte do empreendimento e circunstâncias da infração. Em caso de reincidência, o valor da nova multa será dobrado.
“Essa proibição não é por acaso. Já registramos casos de acidentes e até interrupções no fornecimento causadas por serpentinas metálicas. É um material que nunca deve ser utilizado em ambientes com rede elétrica próxima, como é o caso da Micareta”, alerta Jean Viana, superintendente de Operações da Neoenergia Coelba.
Outras orientações incluem evitar o uso de extensões improvisadas em barracas e trios elétricos, não apoiar objetos em postes ou caixas de medição e jamais tocar em fios caídos ou soltos, mesmo que aparentemente não estejam energizados. Para comerciantes, a recomendação é contratar profissionais habilitados para a instalação elétrica dos estandes e sempre solicitar ligação provisória à distribuidora com antecedência.
Efetivo reforçado
Durante o período da festa, a Neoenergia Coelba aumentará em 150% o efetivo em campo, com equipes técnicas de prontidão em pontos estratégicos do circuito para garantir o fornecimento de energia e atuar com rapidez em caso de emergências. O esquema especial de operação incluiu reforço na rede, com a inspeção de cerca de 200 quilômetros de cabos, mais de 200 podas preventivas na vegetação, e ajustes em 100 equipamentos que compõem o sistema elétrico, além do monitoramento contínuo em tempo real através do Centro de Operações Integradas (COI).
A distribuidora orienta ainda que, em caso de emergência elétrica, o contato seja feito imediatamente pelo número 116, que funciona 24 horas por dia.
Com a festa prestes a começar, o recado é claro: a segurança deve ser prioridade, também com a eletricidade.
Confira as principais dicas de segurança:
– Em caso de fio caído, não se aproximar e avisar à Neoenergia Coelba por meio do 116;
– Não usar ou jogar serpentina em direção à rede elétrica;
– Não aproximar “bastão de selfie” da rede elétrica;
– Não subir em postes, marquises e árvores que estejam próximos à rede elétrica;
– Não fazer ligação clandestina de energia. Além de colocar a vida em risco, é crime;
– Não colocar enfeites e nem jogar objetos na rede elétrica;
– Evitar que balões (blimps) e placas de propaganda toquem na rede elétrica;
– Não direcionar jatos d’água à rede elétrica;
– É obrigatória a instalação do aterramento das estruturas metálicas de barracas e balcões;
– Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, avisar imediatamente à Neoenergia Coelba através do 116.